01 DE OUTUBRO DE 2011
MIRANTE

01 DE OUTUBRO DE 2011

Na Ítalo 1
O jantar dançante em comemoração ao aniversário da Sociedade Ítalo Brasileira, Santo André, na noite de sábado (24), agitou os meios políticos locais. O pré-candidato do PT a prefeito de Santo André, Carlos Grana, em companhia de sua esposa, tornou-se a grande atração da noite. Foi muito cumprimentado pelos presentes e depois dirigiu-se a algumas mesas para cumprimentar amigos. Também foi até a mesa do empresário Wilson Ambrósio, presidente do Conselho da Acisa, que, no mesmo sábado (24), saiu numa reportagem do Diário local como pré-candidato a vice na chapa do petista Grana. Outro candidato, que disputou a eleição para prefeito em 2008, também marcou presença com menos brilho do que Grana. A surpresa, nos meios políticos, fica por conta do crescimento na área central da cidade da campanha de Grana.

Na Ítalo 2
É bom recordar que, na eleição de 2008 para prefeito de Santo André, quem marcou presença no jantar de aniversário da Ítalo foi o atual prefeito Ravin, acompanhado da esposa e também de seu irmão. Neste ano, não compareceu.

Na mira
O vereador Paulinho Serra (PSDB), que está utilizando bem o marketing para se projetar como nova liderança política na cidade, já começa colher os frutos de seu trabalho. O prefeito Ravin disse para a mídia que pretende ter o apoio do governador Alckmin para fazer uma dobradinha com o partido nas próximas eleições e, com isso, convidaria Paulinho para ser seu vice. Por outro lado, o candidato petista Grana, para amigos mais chegados, revelou que também gostaria de ter Paulinho como seu vice.

Nada ainda
O deputado William Dib (PSDB), como presidente da Coordenadoria Regional do PSDB, revelou que ainda é muito cedo para definir candidaturas a prefeito em todo ABC, mesmo em São Bernardo, onde é um dos prováveis pretendentes.

Pode ser
Meios políticos de São Bernardo, nas rodinhas de bate-papos, cometam reservadamente que cresce a possibilidade de o deputado Alex Manente (PPS) ser a candidatura única de oposição para enfrentar o candidato do grupo do Paço, Luiz Marinho. Revelam ainda que, se for necessária uma terceira via para levar a eleição para o segundo turno, o outro candidato a prefeito seria o vereador Admir Ferro (PSDB). Esses comentários crescem a cada dia que passa. Resta saber como ficaria a posição do deputado Orlando Morando (PSDB) diante dessas candidaturas.

Em todas
O prefeito Luiz Marinho, aos poucos, vai se tornando o porta-voz do presidente Lula no ABC junto aos prováveis candidatos do PT nas eleições para prefeito e vereadores no próximo ano. Segundo consta, Marinho teve uma efetiva participação para convencer três pré-candidatos a prefeito de Santo André, ex-prefeito João Avamileno, ex-deputado Vanderlei Siraque e a ex-vice-prefeita Ivete Garcia, a desistirem de disputar a prévia interna com o deputado Carlos Grana. Marinho também está agindo em São Paulo para efetivar a candidatura a prefeito de São Paulo do ministro Fernando Haddad. O grupo mais forte do diretório petista paulistano já a aceitou Haddad como candidato.

Roque-1
Em xadrez, uma drástica mudança de posição de importantes peças no tabuleiro (incluindo o rei) denomina-se roque de rei. Em São Caetano, dirigentes políticos de oposição ao Paço Municipal conseguiram uma alteração significativa no quadro pré-eleitoral com a filiação do vereador Paulo Pinheiro ao PMDB. Ao menos é que o entendem diversas lideranças políticas da cidade. Pinheiro já capitalizou 18 mil votos para deputado estadual e deve ser o candidato peemedebista a prefeito, à frente de ampla coligação de legendas. Além disto, o arco de apoio ao Palácio da Cerâmica diminui  com o novo quadro.

Roque-2
O PTB, partido que venceu as eleições na cidade nas últimas três décadas, pode estar sendo colocado em xeque para 2012. Nos bastidores da política, comenta-se que, na hipótese de não eleger o sucessor, o atual chefe do Executivo seria candidato a deputado estadual em 2014 pelo PTB, mas aliado ao PSDB comandado pelo governador Geraldo Alckmin. Seria uma tentativa de continuar na vida política ativa. Haveria uma questão em aberto, no entanto: quais e quantas perdas poderá ainda sofrer o PRB até o próximo ano?

Memória
O nome do ex-vereador Moacir Guirão vem sendo lembrado nos bastidores da vida política do município com intensidade. Há quem diga que ele não deve ser esquecido, porque articulações importantes entre diversos partidos estariam passando pelo escritório que o antigo parlamentar mantém no bairro Nova Gerti. E, dependendo dos resultados do pleito de 2012, Guirão poderia ter papel de relevo no pelotão principal da administração. A ver.

Dobradinha?
De outro lado, é possível ouvir nos corredores do Legislativo e Executivo comentários no sentido de que a dobradinha PMDB-PT – que venceu as eleições para a Presidência da República – poderia ser repetido na cidade no próximo ano. O vereador Edga r Nóbrega, economista e de orientação moderada, vem sendo apontado como provável elemento de ligação para a pavimentação de eventual composição eleitoral. O ex-vereador Hamilton Lacerda, cujo nome ficou vinculado ao dossiê dos aloprados, seria candidato à Câmara Municipal, ano que vem. A confirmar, claro…