03 de Agosto de 2024
MIRANTE

03 de Agosto de 2024

Aliança
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França estiveram em Santo André, no sábado (27) de julho, para a oficialização da candidatura a prefeito de Eduardo Leite (PSB). Na ocasião, Alckmin falou à Folha: “Temos (o PSB) candidato próprio em Santo André, em Rio Grande da Serra, e estamos em aliança com os partidos em outros municípios. O ABC é uma das regiões mais importantes para o país. Então, sempre que pudermos estar presentes, trazer uma palavra de estímulo, será uma satisfação muito grande”, avaliou.

Visita
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), estará na Casa de Portugal, em Santo André, neste sábado (3), às 9h, para participar do ‘Santo André da Gente’, escuta pública que vai resultar no novo Plano de Governo do candidato a prefeito Gilvan Júnior (PSDB), sucessor escolhido do prefeito Paulo Serra (PSDB).

Embaixada
O embaixador chinês Zhu Qingqiao; representantes dos ministérios das Relações Exteriores e da Indústria; o presidente das Frentes Parlamentares Brasil-China e dos Brics, Fausto Pinato; e da Ibrachina (Instituto Sociocultural Brasil China), Thomas Law estarão, nesta segunda (5), no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo, para o evento ‘50 anos das relações diplomáticas Brasil-China’. A atividade acontece em três momentos: institucional; a mostra cultural, com danças e a cultura chinesa; e uma rodada de negociações entre empresas dos dois países.

Presença
O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, em passagem por Ribeirão Pires, no domingo (28) de julho, para convenção que oficializou a pré-candidatura à reeleição do prefeito Guto Volpi (PL), revelou à Folha, que não acha provável que o ex-presidente Jair Bolsonaro venha ao ABC, durante a campanha. “Não acho necessário trazer o Bolsonaro para cá. São só 52 dias de campanha, o Bolsonaro não vai fazer um terço das cidades que ele tem que fazer no Brasil. Pode ser que ele venha se o Guto precisar, mas não acho que ele precise”, disse.

Presença I
Mas, Valdemar disse que há a possibilidade de Bolsonaro vir para Mauá. “Não tem nada programado ainda, talvez Mauá, não sei se São Caetano vai ser vantagem ou não, mas queremos levar o Bolsonaro para ele ir a onde ele precisa ir, porque tem lugares que ele faz a diferença. Ele não vai percorrer todos os lugares que precisamos. Temos que ver isso com calma para ver o que ele deseja, quem ele quer ajudar, onde ele quer ir”, enfatizou.

Aposta
As grandes apostas do PL para a campanha nacional, já que, segundo Valdemar, serão: o deputado federal, Nikolas Ferreira (PL), o senador Marcos Pontes e a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro. Bolsonaro, de acordo com o presidente do PL, irá conseguir percorrer apenas 80 municípios. “E, temos prioridade dele em 160 cidades no Brasil”, afirmou. Segundo Valdemar, o “medo de jatinho” impede Bolsonaro de percorrer mais cidades. “Com a Michele, tenho mais facilidade, porque ela anda de jatinho”, justificou.

Entendimento
O pré-candidato a prefeito de Santo André, Luiz Zacarias (PL), confirmou, na segunda (29) de julho, que ainda irá disputar a eleição, mesmo após Valdemar Costa Neto ter afirmado, no domingo (28) de julho, que Zacarias estaria fazendo um “entendimento” com Paulo Serra (PSDB), pois o prefeito, de acordo com Valdemar, tem “uma aprovação muito grande ” e é um dos prefeitos mais bem avaliados do País. “A última coisa que queremos é atrapalhar a cidade”, revelou. O presidente do PL ainda disse que Zacarias pensou que: “estivesse na vez dele, talvez não esteja ainda. O Paulo tem outras preferências e tem o direito para isso”, concluiu.

Esquerda?
Sobre a possibilidade do vereador bolsonarista, Paulo Chuchu (PL), ser vice do deputado federal e pré-candidato a prefeito, Alex Manente (Cidadania), afirmou: “O Alex é da esquerda, achei que o Bolsonaro não fosse aceitar, mas ele gosta muito do Chuchu e, vamos ajudar na campanha, porque o Alex não tem estrutura para campanha, vai ter dificuldade no partido dele. O partido dele está muito pequeno, então, eles não vão ter estrutura. Vou ajudar o Chuchu”, pontuou.

Aceno
O prefeito Paulo Serra negou à Folha, durante anúncio da pré-candidata a vice-prefeita do postulante à sucessão, Gilvan Júnior (PSDB), que tenha retribuído o aceno, feito pelo presidente do PL, Valdemar Costa Neto, durante convenção partidária em Ribeirão Pires, no domingo (28) de julho. Na ocasião, Valdemar se referiu a Serra como “muito competente” e com uma aprovação de governo “atí-pica, com 80% de aprovação”.

Aceno I
Também negou que a opção por uma vice, evangélica, a vereadora Silvana Medeiros (Avante), na chapa de Gilvan, também tenha relação a uma possível aproximação com o bolsonarismo, sugerida pelas cores utilizadas no material de campanha: azul, verde e amarelo. “Todos nós somos brasileiros, não há nenhum tipo de exclusividade no uso do verde e amarelo. Se você reparar na minha primeira campanha de 2016, já tinha um traço neste sentido. Isso é muito mais para dar uma ideia de continuidade com o nosso trabalho”, esclareceu Serra.

Escolha
Em Diadema, o prefeito José de Filippi Júnior (PT) escolheu o filho do ex-vereador Pastor José Rodrigues, Rubens Cavalcanti (PV), de 38 anos, para ser seu pré-candidato a vice, na chapa que disputa a reeleição. Rubens é nascido em Diadema e criado no bairro do Eldorado, servidor público concursado da Prefeitura de Diadema e membro do Ministério de Madureira na AD Brás de São Bernardo. A oficialização das pré-candidaturas ocorrerá, neste sábado (3), às 9h, no Centro Cultural Okinawa do Brasil.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário