03 DE DEZEMBRO DE 2011
MIRANTE

03 DE DEZEMBRO DE 2011

Mudanças
Os desencontros ocorridos entre auxiliares do prefeito Ravin, no dia-a-dia da Prefeitura e com repercussão na mídia, podem estar com os dias contados. Segundo informações, estão acontecendo mudanças em vários setores da atual administração “para melhorar”.

Aprovação
O TCE (Tribunal de Contas do Estado), em relatório emitido e publicado no Diário Oficial na quarta (23), deu parecer favorável às receitas e despesas de 2009 da Prefeitura de Santo André. Assim, essa aprovação das contas do primeiro ano do mandato do prefeito Ravin quebra a rotina de rejeição de contas da Prefeitura até então ocorridas em 2006, 2007 e 2008, na gestão anterior. Um valor positivo no relatório foi o valor investido na Educação, superior à exigência legal de 25,18% do orçamento anual.

Assédio
O assédio de empresários, profissionais liberais e políticos é enorme em torno do candidato petista a prefeito de Santo André, nas eleições do próximo ano, deputado Carlos Grana, um dos “caras novas” do ex-presidente Lula. Essa procura é uma tentativa de conseguir a candidatura de vice-prefeito na chapa encabeçada por Grana. Representantes de associações e entidades de profissionais liberais já deram um cerco no candidato petista que, numa boa, vai empurrando a decisão para o próximo ano. Mas, petistas comentam que Grana prefere candidato que tenha voto.

Também
Em São Bernardo, o vice-prefeito Frank Aguiar (PTB), cantor de forró, desistiu de disputar a reeleição em 2012 junto com o prefeito Luiz Marinho. O presidente do diretório estadual do PTB, deputado Campos Machado, quer fazer um oba-oba com a finalidade de convencê-lo a continuar na política. Não se sabe ainda se isso vai acontecer. Por outro lado, a desistência de Frank agitou os meios políticos locais, pois de uma hora para outra, cresceu bastante o número de pessoas que desejam ser vice do atual prefeito. Além de alguns secretários municipais, vereadores e profissionais liberais estão interessadíssimos em formar uma dobradinha com o prefeito Luiz Marinho.

Nada ainda
O ex-prefeito de São Bernardo, deputado William Dib (PSDB), bom estrategista político, ainda não se manifestou se pretende ou não disputar a prefeitura no próximo ano. Até agora, os nomes da oposição mais falados para entrar na disputa são os deputados Orlando Morando (PSDB), Alex Manente (PPS) e o vereador Admir Ferro. Dib, por sua vez, com o relacionamento com Morando não está bom, vai dando força a candidatura de Manente, já que fez a filiação de sua esposa Marilda e de seu filho ao PPS. Com essa posição de Dib, a candidatura de Ferrro perde um pouco de força, já que Dib era seu grande mentor. Mas a pergunta se faz sentir: Dib não quer mesmo ser candidato a prefeito em 2012?

Pesquisa
A pesquisa realizada pelo diretório estadual do PSDB-SP, a pedido do governador Alckmin, mostrou o empate técnico em 26% de Marinho, Morando e Manente (os três “M”). O que não foi explicado ainda é porque o nome do deputado Dib não constou da pesquisa. Para uns, provavelmente Dib conversou com o governador para não ser colocá-lo no levantamento eleitoral realizado em São Bernardo. Para outros, Dib quer esconder o jogo até o próximo ano, pois numa nova pesquisa seu nome poderia aparecer na frente dos três candidatos oposicionistas. Isso posto, Dib evitaria mais atritos nesta fase com os demais candidatos. A ver.

Pressão
O presidente da Câmara de São Bernardo, vereador Hiroyuki Minami, mais uma vez apareceu na mídia local, durante a semana, para dar explicações sobre a obra da reforma do Legislativo e de que “não teme que a obra seja embargada pela prefeitura, como quer o secretário de Obras, José Cloves da Silva, no caso de serem detectadas irregularidades”. Na quinta (1), a Prefeitura embargou a obra por causa da trepidação. No entanto, um laudo técnico apresentado pela Câmara, no mesmo dia, liberou a obra.

Saiu
O secretário de Comunicação de São Bernardo, Edmar Luz, deixou o cargo na quarta (30) para se dedicar à campanha eleitoral do próximo ano, pois é pré-candidato a vereador pelo PMDB. Edmar foi indicado para o cargo pelo deputado estadual Alex Manente (PPS), que estava do lado do prefeito. Depois houve o rompimento com o prefeito, mas Edmar foi mantido.

Digital-1
Já começou, de fato, a corrida eleitoral para 2012 em São Caetano. E a disputa entre os eventuais postulantes é travada no universo virtual. O filho do ex-prefeito Luiz Tortorello, com o mesmo nome, já tem um site em que anuncia ser candidato a prefeito da cidade. A questão agora é saber se terá legenda e em que partido, dizem os analistas do cenário político local. A conferir.

Digital-2
O vereador Paulo Pinheiro também já estreou no mundo digital, através do Facebook, onde está sendo participante ativo. Isso significa que o parlamentar tem dedicado parcela (ele próprio ou a quem delega tal função) de seu tempo inclusive para rebater opinões, comentar observações de que não seria candidato a prefeito pelo PMDB e coisas do gênero.

Enigma
No que diz respeito ao candidato do Paço Municipal à sucessão do prefeito José Auricchio, a indefinição prossegue, afirma-se nos corredores do Executivo e do Legislativo. De um lado, a assessora de gabinete, Re-gina Maura Zetone, tem sido designada com mais frequência para representar a Prefeitura e, de outro, o chefe de gabinete, Luiz Antonio Cicaroni, tem recebido também cada vez mais tarefas que o expõem à população. A ver.