06 DE AGOSTO DE 2011
MIRANTE

06 DE AGOSTO DE 2011

Novo presidente
O ex-deputado Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) quer, porque quer, assumir a presidência da Fundação Memorial da América Latina, vinculada ao governo do Estado. No entanto, o atual presidente é Fernando Leça, ex-deputado e ex-secretário de Cultura de São Bernardo no governo Tito Costa. Pannunzio aguarda sua nomeação, pois “o governador Alckmin me chamou e me convidou”. No entanto, o jornalista Jotabê Medeiros, em matéria publicada no Caderno 2 do Estadão, na quinta (4), disse que “Pannunzio vai assumir em clima de desconfiança, pois Leça, desde 2005 à frente do Memorial, tem bom histórico de ações na área cultural. Muitos artistas consideram que a nomeação com critérios eminentemente políticos sacrifica a continuidade do bom trabalho que Leça vinha fazendo”.

Sai ou não sai?
Auxiliares do prefeito Ravin têm presença constante numa publicação diária do ABC para contestar a candidatura do vereador Paulinho Serra a prefeito de Santo André pelo PSDB. Pelo andar da carruagem, os auxiliares do prefeito, com o bom relacionamento com o governador, não acreditam que o PSDB terá candidatura própria na cidade.

Força
O deputado Carlos Grana (PT), com apoio do ex-presidente Lula e do prefeito Luiz Marinho, mostrou força dentro do diretório municipal de Santo André do PT. Não vai mais concorrer com outros na prévia para a escolha do candidato petista a prefeito de Santo André. O ex-prefeito João Avamileno, que teve suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado, não pode mais se candidatar. Também definiu que vai apoiar Grana. O ex-deputado Vanderlei Siraque, em entrevista para a mídia, informou que só não seria candidato se fosse empossado como deputado federal, pois é o primeiro suplente. No entanto, dias depois, revelou que também vai apoiar Grana. Quer dizer, assim, não haverá racha no PT como na eleição de 2008.

Voltaram
Os vereadores de Santo André, depois de um mês de férias, voltaram do recesso na última terça (2). Na primeira reunião tiveram que discutir sobre 60 itens previstos na ordem do dia. Muito trabalho, não?

Metrô
O deputado Orlando Morando (PSDB) foi avisado pelo presidente do Metrô, Sérgio Avelleda, que o edital de licitação para compra de novos trens da linha Metrô ABC – São Paulo será publicado nos próximos 90 dias. Assim, o VLT (Veículo Leve sobre Trilho) terá primeiro a licitação para compra de trens e depois para realizar a parte civil de obras. Isso porque no VLT, a bitola (trilhos) varia de medida de acordo com cada fornecedor.

Festa
O prefeito Luiz Marinho se prepara para realizar uma série de eventos para comemorar o aniversário de São Bernardo no sábado (20). Também autorizou a reformulação do jornal oficial Notícias do Município, que está completando 38 anos. A publicação tem novo projeto gráfico e cores. O jornal pode ser encontrado em mais de 200 locais e a tiragem foi ampliada de 10 mil para 20 mil exemplares.

Empreitada
O PMDB de São Bernardo está fazendo um trabalho para ter candidatura própria na eleição para prefeito no próximo ano. O vereador Tunico Vieira tem colocado seu nome à disposição do partido para ser o candidato a prefeito.

Reforma
O prédio da Câmara de São Bernardo passa por uma grande reforma a um custo de R$ 36 milhões. Serão construídos sete anexos onde ficam os atuais gabinetes dos vereadores. A ampliação, segundo o presidente Hiroyuki Minami, é necessária porque a partir de 2013 a Câmara irá receber mais oito novos vereadores, além dos atuais 21. Como se sabe, na próxima legislatura, o total de vereadores será ampliado em diversas câmaras municipais.

Nanico
O PSC, partido considerado nanico diante de siglas com grande representatividade, poderá ser palco de interessante coligação com o PT em São Caetano nas eleições do próximo ano. Ao menos comentários insistentes nesse sentido circulam nos meios políticos e movimentações parecem confirmar tal fato. Antonio de Pádua Tortorello, ex-assessor especial de seu falecido irmão, Luiz Tortorello, poderá lançar candidatura a prefeito pela sigla. A ver

Duelo
Dentro do PTB da cidade, há quem garante que poderá despontar uma luta de titãs para sacramentar o candidato oficial a prefeito. O presidente estadual do partido, deputado estadual Campos Machado, já declarou que o nome será aquele que o prefeito José Auricchio apontar. O deputado federal Arnaldo Faria de Sá estaria esboçando aproximação bastante grande como pretendente oriundo da Câmara Municipal e que não seria o nome preferido do Executivo. Fortes emoções à vista?

Multidão?
A julgar pela movimentação preliminar em curso, São Caetano contará com número muito grande de candidatos a prefeito em 2012. PTB, PMDB, PSC, PSol, PP, PT são legendas que podem ter candidatos próprios. São seis possíveis nomes até o momento e o expectro de siglas com desejo de encetar voo solitário pode aumentar. A conferir, claro.

Contas
Se tal fato se concretizar, o futuro prefeito da cidade poderá ser eleito com menos de 1/4 dos votos válidos na cidade, porque a tendência é haver grande divisão de sufrágios entre tantas legendas e candidatos. Historicamente, na última década, tem sido necessários pelo menos 45 mil votos para o Executivo. No próximo ano, o total pode despencar bastante e conduzir ao Palácio da Cerâmica alguém com menos de 30 mil votos, desde que haja tantos nomes na disputa.