07 DE SETEMBRO DE 2013
MIRANTE

07 DE SETEMBRO DE 2013

TV Corinthians
Como se sabe, o canal do Timão encerrou suas atividades. No entanto, segundo nota publicada pela coluna Painel FC, Folha de São Paulo, edição de sábado (31), o diretor do canal, Carlos Carreiras, dono de dois canais (TV+) no ABC, “entrou com processo exigindo anulação do distrato com o clube que culminou com o encerramento da emissora. Carreiras argumenta que só assinou a rescisão porque ouviu do Corinthians que a emissora passaria a ser comandada pela Bandeirantes e que ele permaneceria ligado ao projeto, mas esses fatos não aconteceram”. O Corinthians, por sua vez, como está na nota, diz que “Carreiras tem direito de pleitear na Justiça o que acha ter direito, mas informa que essas promessas citadas não existiram”.

No You Tube
Uma outra nota na mesma coluna revela que “sem TV, o foco do Corinthians é seu canal no You Tube, pois pretende ampliar a postagem de vídeos virais”.

Fechou
A Prefeitura de Santo André autorizou o fechamento do Teatro Municipal, atendendo recomendação do Ministério Público, pois não tinha alvará dos bombeiros e possui apenas duas saídas, a principal e uma pelos fundos. No entanto, alguns problemas ainda estão sem solução: o secretário de Cultura, Raimundo T. Sales, está nos Estados Unidos, devendo retornar na próxima semana e as empresas, que tinham encenações marcadas no Teatro, ficaram com o prejuízo.

Ainda
A rejeição do projeto Ficha Limpa pela base aliada o grupo do Paço de Santo André ainda continua repercutindo juntos aos moradores. Um servidor aposentado, não resistiu, e disse para alguns amigos numa rodinha de bate-papos: “Já imaginaram os fichas sujas tomando conta da Prefeitura de Santo André’?

Sem TV da Net
Na tarde de domingo (1), até10h da noite, os moradores em prédios e residências na Avenida Portugal ficaram ser assistir televisão. A rede de cabos teve problemas e quem ficou com o prejuízo foram os assinantes da TV paga da Net. É demais, não?

Cartão
São Bernardo, por meio do prefeito Luiz Marinho, entregou, na segunda (2), o Cartão BNDES aos empresários do setor de panificação, restaurantes, lanchonetes, bares e outros estabelecimentos em solenidade realizada no salão nobre do Paço. O pessoal do BNDES, presente, mostrou as diretrizes do cartão, as linhas de crédito e financiamento aos empresários.

Na Câmara
A bancada de vereadores do PT, São Bernardo, realizou uma sessão solene na Câmara Muni-cipal para comemorar os 30 anos de fundação da CUT (Central Única dos Trabalhadores), na sexta (6).

Renúncia
O deputado Orlando Morando (PSDB) teve uma frase sua publicada no final da coluna Painel, Folha de São Paulo, edição de quarta (4), do teor seguinte: “se o trecho leste do Rodoanel for entregue no prazo, em março de 2014, eu renuncio ao mandato. O cronograma não é verdadeiro”. O deputado falou sobre atrasos da concessionária que constrói parte da rodovia.

Travado
O trânsito de São Bernardo, durante o dia, está totalmente travado. Ninguém consegue transitar pelas ruas por causa dos enormes congestionamentos. Além disso, o trânsito é prejudicado pelas construtoras de prédios que, em ruas estreitas, ocupando todo espaço, deixando apenas uma faixa para a passagem de dezenas de carros. Além disso, os pesados caminhões que trazem materiais para construção e as betoneiras acabam danificando todo o leito carroçável. Quem vai eliminar esses problemas? O pior deles está na rua onde fica o ginásio de esportes do Baetão, denominado de Paulo Cheidde. A rua é só buracos, apesar de estreita, tem duas mãos. Porém, só passa um carro de cada vez.

Contra
O prefeito Paulo Pinheiro (PMDB), numa entrevista para caderno de imóveis da Folha de São Paulo, edição de domingo (1), disse que “pretende impedir o aumento da verticalização como forma de manter a qualidade de vida dos moradores”. Neste primeiro ano de mandato, não aprovou nenhum projeto de prédio residencial.

A favor
O empresário Aparecido Viana, um dos bambambãs na área de vendas de unidades de prédios, na mesma edição do jornal, disse que “a nova lei de zoneamento de São Caetano, sancionada em 2010, torna os empreendimentos inviáveis”. Viana defende que “a verticalização, ao contrário do que diz a prefeitura, renova a cidade. Você ocupa menos solo. É mais espaço para ventilação, iluminação, insolação, novas pistas”.

Retorno
O petista Hamilton Lacerda, um dos envolvidos no escândalo dos “aloprados”, está trabalhando, há mais de um mês e meio, na direção de projetos do Consórcio Intermunicipal, em Santo André, que reúne as sete cidades do ABC. Numa entrevista a um jornal da capital, Lacerda, ex-vereador em São Caetano, disse que “foi uma pessoa pública, tenho contatos no PT, mas acredito que minha nomeação foi técnica”.

Deu na mídia
O jornalista Celso Ming, na sua coluna no caderno de Economia do Estadão, edição de quarta (4), disse o seguinte: “as expor-tações do Brasil perdem dinamismo. O saldo comercial dos primeiros oito meses do ano foi fortemente negativo: importações maiores dos que exportações em US$ 3,8 bilhões, o pior resultado para o período de 18 anos. E apontam para o negativo ao longo de todo este ano. (…) As explicações para o fenômeno dadas pelo governo são meias-verdades”.