10 de Agosto de 2024
MIRANTE

10 de Agosto de 2024

Reunião
Preocupado com a segunda metade do governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reuniu, na quinta (8), todos os 39 ministros para analisar a situação política, social e econômica do país. O encontro serviu para dar início à organização da segunda metade do mandato. Na ocasião, Lula disse que está “satisfeito” com o desempenho da equipe nos primeiros 18 meses de gestão. Revelou que não pensa em fazer mudanças nos ministérios neste momento, mas deixou claro que, se necessário, mais adiante, poderá fazer eventuais trocas.

Reunião I
O presidente ainda disse que o objetivo do encontro foi “afinar a viola” nas coisas que é preciso fazer. “A gente não pode terminar o mandato sendo apenas mais um governo e as coisas não avançam muito. Fico sempre imaginando quantos degraus na escala social o povo pobre vai subir. É isso que conta para quem governa”, destacou.

Apoio
O deputado federal, Fernando Marangoni (União Brasil), na segunda (5), durante o anúncio da esposa, Fabiana Marangoni (União Brasil), como vice-prefeita de Eduardo Leite (PSB) para prefeito de Santo André, comentou sobre a aliança inicial com o candidato Luiz Zacarias (PL). “Zaca é um amigo muito querido que a política nos proporcionou, mas o episódio de Paranapiacaba nos deixou perplexos. As estaduais dos partidos nos convocaram para um alinhamento e mesmo assim o Zaca decidiu trilhar um caminho solitário. Neste momento o Republicanos enveredou para o projeto que avaliamos ser capaz de vencer as eleições”.

Folga
A Associação Paulista do Ministério Público pediu ao procurador-geral de Justiça de São Paulo, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, o aumento das licenças compensatórias por acúmulo de volume de trabalho. Esse benefício vigora em São Paulo desde setembro de 2023. Agora, menos de um ano depois desta conquista, a categoria se mobiliza para ampliá-lo. Além dos três dias de folga por mês, ou o recebimento de adicional pelo volume de trabalho, os promotores e procuradores paulistas, cujo salário bruto inicial na carreira é de R$ 30,6 mil, querem que o limite de folgas passe para dez dias mensais, como ocorre no TJSP.

Palestra
O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Jorge Lima, na terça (6), esteve na Associação Comercial e Industrial de São Caetano (Aciscs), onde ministrou palestra. Na ocasião, à Folha, elogiou o desempenho econômico de São Caetano.“O resultado de São Caetano, nos últimos oito anos, é impressionante, está beirando um PIB de R$ 15,5 bilhões para cerca de 167 mil pessoas e um dos maiores IDHM do Brasil, de 0,862”, avaliou.

Palestra I
Jorge Lima também destacou a importância das mulheres no desenvolvimento econômico. “Não tem como falar em desenvolvimento, hoje, sem falar nas mulheres, que representam 52% da população brasileira, sem olhar a mulher, com olhar muito forte, que é a política, não só do governador Tarcísio, mas da nossa primeira-dama Cristiane de Freitas”, ressaltou.

Participação
O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, durante a convenção, que oficializou a candidatura a prefeito de São Caetano de Tite Campanella (PL), falou sobre a importância da participação das mulheres na política, representadas na figura da pré-candidata Regina Maura (PSD). “Hoje, mulheres têm que se interessar pela política, porque as mulheres têm mais habilidade para lidar, não só com a coisa pública, com tudo. Elas são diferentes dos homens. Só temos 18% de mulheres na Câmara dos Deputados é muito pouco”, disse.

Empoderamento
O deputado estadual Thiago Auricchio (PL), na quarta (7), teve a aprovação de seu projeto de lei na Comissão de Justiça da Alesp. O projeto, que agora segue para análise das demais comissões, institui o programa “Livros que Empoderam” com o objetivo de promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres por meio da Educação. O programa visa assegurar que pelo menos 20% dos acervos das bibliotecas das escolas estaduais sejam compostos por obras que tratem de temas relacionados à igualdade de gênero e ao empoderamento feminino.

Presidência
A deputada estadual Carla Morando foi eleita, na quarta (7), presidente da CPI das Empresas de Telecomunicações, durante reunião especial para eleição da presidência e vice-presidência da Comissão, na Alesp. Proposta pela parlamentar, a CPI tem a finalidade de “investigar os serviços prestados pelas empresas de telecomunicações, envolvendo telefonia fixa, móvel, internet e televisão por assinatura no Estado”. A CPI irá investigar os serviços de telecomunicações (incluindo as operadoras) que estão entre os líderes de insatisfação segundo os principais órgãos de defesa do consumidor.

Palco
Durante convenção que oficializou a candidatura de Flávia Morando (União Brasil) para prefei-ta de São Bernardo, o candidato a vice, Luís Davanzo (Republicanos), cantou versos de Gonzaguinha: “Eu só sei que confio na moça. E na moça eu ponho a força da fé”e do Rei Roberto Carlos, à sua esposa Jéssica “como é grande o meu amor por você”.

Adeus
O ex-prefeito de Mauá, Oswaldo Dias, faleceu, na segunda (5), aos 82 anos. Dias estava internado na UTI do Hospital Nardini desde sexta (2) e lutava contra um problema nos pulmões. O velório foi realizado no Ginásio Poliesportivo Celso Daniel (construído e inaugurado na sua gestão) e o sepultamento, no Cemitério Vale dos Pinheirais. Oswaldo Dias era professor formado em Ciências Sociais, Geografia e Pedagogia. Foi metalúrgico e lavrador. Fundador do PT e prefeito de Mauá por três gestões (1997-2000, 2001-2004 e 2009-2012). Também foi vereador entre 1992 e 1995.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário