10 DE NOVEMBRO DE 2012
MIRANTE

10 DE NOVEMBRO DE 2012

Incrível
Brasília continua sendo a “mãe’ dos servidores públicos e dos políticos. Agora, 1,5 mil servidores do Senado e da Câmara ganham mais que o teto salarial. Assim, o Tribunal de Contas da União (TCU) confirmou irregularidades na folha salarial do Senado e da Câmara e, em relatório, pede a devolução de pagamentos indevidos.

Na Justiça
A equipe da área jurídica do prefeito Aidan Ravin (PTB) coletou nomes das pessoas  que receberam telefonemas na madrugada de domingo (28), dia da eleição do segundo turno de Santo André, com a voz do prefeito pedindo voto ao eleitor. A equipe jurídica conseguiu o CPF de dezenas de pessoas e entrou na Justiça solicitar a anulação da eleição, porque a voz do prefeito foi clonada e a divulgação por telefone foi atribuída ao candidato adversário.

Votos
Um político, com bastante experiência nos bastidores eleitorais de Santo André, fez a argumentação seguinte para a coluna: “entre os 40 vereadores mais votados na eleição de Santo André, dos quais só 21 foram eleitos, o prefeito Ravin (PTB) teve o apoio de 18 candidatos à vereança, cujos votos somados, a grosso modo, chegam a 83 mil. Isso representa numa eleição municipal que o candidato majoritário, no caso Aidan, estaria na frente com mais votos do que seu adversário no primeiro turno, que facilitaria sua eleição no segundo. No entanto, o voto para prefeito não acompanhou, na mesma proporção, os votos obtidos pelos vereadores que o apoiaram. Evidentemente, a administração do prefeito Aidan foi muito criticada pelos eleitores durante os três anos e 10 meses de mandato e também pela mídia por causa do péssimo relacionamento com a mídia pelo responsável pela área de comunicação”.

Câmara
O PT de Santo André está conversando com os vereadores eleitos de partidos que apoiaram o atual prefeito. Por sinal, muitos deles já tinham sido contatados durante o primeiro turno para que, no segundo turno, apoiassem o candidato petista. Assim, acredita-se que o PT irá ter o apoio da maioria dos vereadores eleitos. Os partidos contatados são PSB (1 vereador), PV (um), PMDB (dois), PTdoB (dois) e DEM (dois). Por sua vez, o PT elegeu sete vereadores e, assim, conseguirá tranquilamente a maioria.

Ato falho
Um servidor aposentado da Prefeitura de São Bernardo revela que “no final do mês passado, um servidor do Paço esqueceu de depositar os salários dos aposentados no banco. Deu inúmeros problemas entre aposentados e o banco, mas ninguém assumiu o problema, que aconteceu logo após as eleições”. Tem mais: “os servidores aguardam a chegada de Papai Noel, para que o prefeito Luiz Marinho defina o aumento real dos salários dos servidores”.

Caminhada
Em nota distribuída, a deputada estadual Ana do Carmo (PT) revela que “participou da Caminhada Pela Vida e Pela Paz”, na sexta (2), na Zona Sul de São Paulo. O evento “marca o movimento de moradores e lideranças religiosas contra a violência em São Paulo”.

Na festa
No apartamento de Lula, em São Bernardo, o ex-presidente festejou seus 67 anos de idade, dias antes da realização do segundo turno da eleição. Na ocasião, a colunista Sonia Racy, do Estadão, publicou em sua coluna as pessoas que tinham sido convidadas para o evento: a presidenta Dilma Rousseff e o ministro da Saúde, médico Alexandre Padilha (petista de carteirinha) e outros. O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, também esteve no local. Só que a colunista disse o seguinte sobre isso: “Marinho não pode ser considerado como visita, pois é de casa”.

Agitador
O deputado Alex Manente (PPS), derrotado nas eleições para a Prefeitura de São Bernardo, agora virou um “agitador” de Câmaras Municipais: em São Caetano é o porta-voz do prefeito José Auricchio, que faz contato com os vereadores para uní-los em um grupo para se posicionar, no próximo ano, contra o futuro prefeito Paulo Pinheiro (PMDB). Em São Bernardo, desde quando seu pai foi presidente da Câmara, indicou vários servidores que ainda estão trabalhando. Porém, além disso quer colocar vereadores do PPS como membros da Mesa. Com isso, quer firmar-se como grande opositor do grupo do Paço.

Sem grana
Meios políticos de São Caetano revelam que o caixa está baixo na Prefeitura local. Por isso, vários compromissos financeiros mensais da cidade não estão sendo cumpridos. As informações revelam que “municipalidade também não tem comprado remédios para os idosos”. A confirmar.

Emprego
O prefeito eleito de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB), o dia todo tem sido procurado por pessoas interessadas em conseguir emprego na prefeitura. Segundo consta, um político experiente da cidade soltou a bomba: “tem gente derrotada nas eleições fazendo essa malandragem contra Pinheiro”.

Encontro
Dias atrás, houve um encontro, na sede da Aciscs (Associação Comercial), em São Caetano, entre o prefeito eleito Paulo Pinheiro (PMDB) com os dois diretores da agência de propaganda que há 15 anos atende a prefeitura. O encontro foi uma das fases da transição entre o atual e o futuro governo.