11 DE JUNHO DE 2011
MIRANTE

11 DE JUNHO DE 2011

Mistério
O ex-ativista italiano Cesare Battisti, condenado a prisão perpetua na Itália por quatro homicídios, foi solto por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), na quarta (8), depois de quatro anos de detenção no Presídio da Papuda, em Brasília.  Realmente, Battisti não tem do que se queixar no Brasil. Há quatro anos que está preso, onde aproveitou bem a estada em cela separada, apesar de não ter formação universitária. É provável que nesse período não tenha exercido nenhum trabalho e não faturou nenhum dinheiro. Contudo, na saída, a mídia mostrou que ele pegou um táxi e foi direto a um hotel. Quem está pagando a conta?

Campanha
A equipe do prefeito Ravin, Santo André, ainda não está a todo vapor na campanha para a reeleição, como deveria, pois faltam pouco mais de 15 meses para o pleito. Há, no entanto, várias etapas previstas pela lei eleitoral. Uma delas é o término da filiação ou transferência partidária para o final de setembro. Nesta altura do campeonato, a equipe do prefeito Ravin já deveria contar com o apoio da maioria dos atuais vereadores e também com a adesão de novos nomes com bom potencial de votos. Além disso, seria necessária reuniões com vários grupos de empresários e de financiadores com a finalidade de conseguir verba para a campanha eleitoral do próximo ano. Na eleição de 2008, a campanha do prefeito Ravin e da vice Dinah Zekcer começou de forma improvisada, mas ganhou corpo no desenvolvimento da campanha. Agora, na próxima sucessão municipal, quem pretende se reeleger não pode improvisar.

Dificuldade
Há muita reclamação de eleitores em Santo André em relação à presença de vereadores na Câmara Municipal nos dias em que não há sessão plenária. Muitas pessoas, durante a semana, vão várias vezes à Câmara para falar com os vereadores e não os encontram em seus escritórios. Dá para perceber assim que alguns vereadores não dão expediente para atender seus eleitores. Assim, fica difícil a reeleição.

Pinacoteca
È impressionante o total do acervo de quadros da Pinacoteca da Prefeitura de São Bernardo. No livro “Sumário de Dados 2010”, com 456 páginas sobre 17 itens, editado pela Prefeitura, o capítulo sobre Cultura revela que o acervo da Pinacoteca é de 1.157 obras, sendo 327 adquiridas e 830 doadas. O livro ainda publica fotos de 36 quadros selecionados. Realmente, é um acervo para ninguém botar defeito.

Sem redoma
Alguns prefeitos do ABC costumam no dia-a-dia a contar com a presença de diversos aspones nas imediações de seus gabinetes. Assim, a primeira iniciativa desses aspones é blindar o prefeito, isto é, fazem uma triagem de quem pode e quem não pode ser recebido pelo burgomestre. Com o tempo acabam colocando o prefeito numa redoma de vidro que poucos mortais podem ter acesso. Isso, para surpresa de muita gente, não acontece com o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho. Nas imediações de seu gabinete não tem nenhum aspone por perto e suas secretárias estão sempre atentas para as visitas que desejam ser recebidas pelo prefeito.

Investimentos
Um engenheiro, com bom trânsito junto ao grupo do Paço de São Bernardo, revelou que a atual administração está com o cofre cheio para investir em obras por toda a cidade. Há também planejamento para os próximos anos, depois da sucessão municipal do próximo ano.

Não pode mais
O ex-prefeito Maurício Soares, atual secretário municipal de São Bernardo, em entrevista a uma publicação do ABC, disse que com muita convicção que o prefeito Luiz Marinho vai ser reeleito na eleição de 2012 no primeiro turno. O prefeito Luiz Marinho, segundo informações, já proibiu a sua equipe de alardear esse favoritismo. Para ele, eleição é vencida no dia e não antes.

Binóculo
Meios ligados ao prefeito de São Caetano, José Auricchio, confidenciam nos bastidores que sua candidatura a deputado estadual, em 2014, já estaria definida, com o ex-prefeito de São Bernardo, William Dib, na qualidade de companheiro de chapa para deputado federal. Na tentativa de consolidar liderança absoluta na cidade. A conferir.

100%
Os mesmos círculos confidenciam que a chapa para a sucessão do prefeito estaria montada dentro do Palácio da Cerâmica: a médica Regina Maura Zettone como candidata ao Executivo e o vereador Paulo Pinheiro (também médico), para vice. Assim, seria uma chapa cem por cento petebista, sem composições mais sérias com outras legendas.

Cálculo
Segundo se comenta nos bastidores da Prefeitura, assim Auricchio seria capaz de tirar da frente um possível um nome com bom trânsito entre os eleitores  porque os assessores diretos do prefeito parecem entender que o parlamentar não teria nem meios econômicos para bancar uma campanha para o Executivo, nem mesmo seria capaz de ingressar numa aventura, mudar de sigla partidária e buscar a candidatura a prefeito. A ver.

Estertores
Para certos observadores experientes da cena política de São Caetano, o ex-vereador Gilberto Costa teria encerrado a carreira eleitoral ao renunciar ao mandato parlamentar e assumir a Secretaria Municipal de Esportes. Explicam: Costa jamais teria legenda cedida pelo Executivo para disputar a sucessão municipal ou o cargo de vice. Assim, estaria condenado a ficar quatro anos sem mandato. Em 2016, suas chances de retornar pelas urnas será mínima.

Deu na mídia
O professor Marco Antonio Carvalho Teixeira, Departamento de Gestão Pública da FGV-SP, em análise feita para o Estadão, na quarta (8), sobre a queda de Palocci, disse o seguinte: “O escândalo Palocci estava tendo um efeito devastador para o governo e, caso se prolongasse mais, representaria não só a possibilidade de aprofundamento da ameaça à governabilidade no Congresso, mas também poderia provocar a perda de credibilidade junto a deferentes setores da sociedade”.