1º de Maio Dia do Trabalho
Opiniao

1º de Maio Dia do Trabalho

28/04/2012

No Brasil, 1º de MAIO é feriado desde 1925. Muitos outros países também o comemoram. Qual a relação com essa data?
Ocorre que tudo começou no dia 1º de maio de 1886, devido a uma greve em indústrias da Europa e dos Estados Unidos, no final do século 18, e durante o século 19, quando os trabalhadores tinham jornadas de trabalho, que chegavam a 17 horas por dia, sem férias, sem descanso semanal e sem aposentadoria.
Em Chicago, no dia 3 de maio, nos Estados Unidos, a greve permanecia e a polícia disparou contra um grupo de trabalhadores pisoteando-os e espancando-os. Houve muitos casos fatais.
Líderes foram condenados à morte na forca, outros à prisão perpétua e também prisão comum.
Em Congresso da Segunda Internacional em Bruxelas, de 16 a 23 de setembro de 1891, foi aprovada tornando o 1º de MAIO, dia comemorativo dos trabalhadores de todo o mundo quando poderiam manifestar suas reivindicações.
No Brasil, a primeira celebração ocorreu em Santos, mas foi consolidada em 1925, quando o Presidente Artur Bernardes instituiu o 1º de MAIO como feriado nacional.
No governo de Getúlio Vargas, o 1º de Maio era a data em que se anunciavam as leis que atendiam às reivindicações.
A Constituição de 1988 trouxe em seu Artigo 7º, vários direitos trabalhistas tais como, férias remuneradas; o 13º salário; Fundo de Garantia por Tempo de Serviço; seguro-desemprego, em caso de desemprego involuntário; entre outros.
As primeiras comemorações do Dia do Trabalho nos Estados Unidos eram celebradas por Sindicatos Trabalhistas.
Em alguns países, o Direito de Trabalho é comemorada em outras datas, assim como nos Estados Unidos em 12 de setembro, na Austrália Ocidental, 4 de março, na Austrália Meridional 7 de outubro e na Espanha 18 de julho.

Israel Zekcer, vereador de Santo André, médico pediatra e alergista, deputado estadual de São Paulo por três gestões, Secretário de Esportes e Turismo do Estado de São Paulo.