20 DE JULHO DE 2013
MIRANTE

20 DE JULHO DE 2013

Grupo X 1
Ao que tudo indica, o “X” colocado no final dos nomes das empresas criadas por Eike Batista entrou em pane, pois não trouxe mais sorte para o referido empresário. Como um efeito do-minó, as empresas estão em péssimas condições financeiras. Mesmo assim, a sorte voltou no sentido de adiar o pagamento. Matéria publicada pelo Estadão, na segunda (15), sob o título “BNDES adiou cobrança de contratos milionários de empresas de Eike Batista”. Segundo a matéria, ‘os contratos de financiamento do BNDES sofreram alterações para beneficiar empresas de Eike Batista. As mudanças adiaram prazos, estenderam recursos e relaxaram exigências”.

Grupo X 2
Documentos obtidos pelo jornal “mostram que foram firmados 15 contratos no valor de R$ 10,7 bilhões com empresas do grupo de janeiro de 2009 a dezembro de 2012 com juros baixos, garantias em ações das próprias companhias ou bens que ainda seriam adquiridos”. Não dá para entender como Eike tem facilidade para levantar empréstimos altíssimos de dinheiro público. E quem vai pagar a conta?

Privilégio 1
A assessoria de imprensa do prefeito Carlos Grana está funcionando da maneira seguinte: convocou a imprensa para uma entrevista coletiva na sexta (12), à tarde, para um balanço sobre o Bilhete Único. No mesmo dia da entrevista, a manchete de primeira página de um jornal local foi sobre o Bilhete Único e com extensa matéria sobre o assunto na página três. Na segunda (15), convocou outra entrevista coletiva para informar sobre a reforma a ser feita no Parque Celso Daniel na quarta (17), à tarde. Na terça (16), a manchete de primeira página do mesmo jornal foi a seguinte: “Parque Celso Daniel será reformado e ficará aberto até meia-noite”. Quer dizer, nas duas entrevistas coletivas os demais jornais ficaram com o mico nas mãos, pois um jornal publicou matéria antes da realização da entrevista.

Privilégio 2
Ora, se a assessoria da Prefeitura de Santo André vai continuar assim, privilegiando apenas um jornal, antes da entrevista coletiva, o maior prejudicado será o prefeito Carlos Grana (PT).

Sem espaço
O Paço de Santo André foi tombado. Não pode ser reformado e nem ampliado. Como foi construído há décadas, não tem espaço para ampliação. A Prefeitura, por sua vez, tempos atrás, comprou um imóvel no entorno do Paço para erguer o prédio que foi ocupado pelo Semasa. Agora, alugou um prédio na esquina da Rua Catequese com Rua Padre Anchieta para instalar três secretarias de Obras, Cultura e Desenvolvimento Econômico. No site da prefeitura, não tem informações sobre o novo endereço dessas secretarias. Agora, a prefeitura de olho no prédio da ex-CTBC. Por sua vez, o presidente da Câmara de Santo André, Donizeti Pereira (PV), afirmou recentemente, em entrevista coletiva, que a Câmara precisa contratar 25 servidores e o espaço disponível no prédio do Legislativo é pequeno. “Talvez, a solução será alugar um imóvel no entorno do Paço”, disse Donizeti.

Eleições
As eleições do próximo ano continuam agitando o Paço de São Bernardo no sentido de definir quais os candidatos que terão apoio oficial do Paço. A novidade será o lançamento de Luiz Fernando, presidente do time de futebol de São Bernardo e ex-prefeito de uma cidade do interior. Sua candidatura é para deputado estadual, devendo formar dobradinha com seu irmão que pretende se reeleger deputado federal. Por outro lado, há também expectativa da aplicação de uma estratégia petista de levar prejuízo em votos, nas eleições do próximo ano, aos prováveis candidatos a prefeito em 2016 que são adversários e atualmente são deputados. O prejuízo é no sentido de não conseguir a reeleição, que facilitaria a eleição para o PT na próxima sucessão municipal.

Reeleição
Os deputados por São Bernardo que vão disputar a reeleição no próximo ano são: Federal, William Dib (PSDB), Vicentinho (PT) e provavelmente Alex Manente (PPS); Estadual. Orlando Morando (PSDB) e Ana do Carmo (PT). Assim, a cidade tem cinco candidatos que vão disputar a reeleição. Resta saber quais as candidaturas que serão definidas para os novos candidatos.

Consórcio
O prefeito Luiz Marinho, São Bernardo, presidente do Consórcio Intermunicipal, pretende unir as cidades do ABC para conseguir aprovar uma PPA Regional (Plano Plurianual), devendo realizar plenárias uma em cada cidade para sintonizar as prioridades locais aos Orçamentos da União e do Estado. No entanto, Marinho pretende inicialmente tirar um “diagnóstico” sobre as demandas mais urgentes da região.

Definido
O prefeito Paulo Pinheiro (PMDB) definiu que vai apoiar a reeleição do deputado federal Arnaldo Faria (PTB). Na segunda (15), Pinheiro oficializou o apoio durante a comemoração antecipada do aniversário da cidade, que faz 136 anos, na Federação das Sociedades Amigos de Bairros de São Caetano. Sobre essa definição, Pinheiro disse que “Faria apoiou minha candidatura a prefeito e foi em busca de votos na rua ao meu lado, tenho que dar essa contribuição”.

Problemas
Três vereadores de São Caetano Paulo Bottura, Gérsio Sartori Flávio Rstom, todos do PTB local, estão sendo investigados pelo Ministério Público por receberem salários da Prefeitura e também do Legislativo. São funcionários concursados da Prefeitura e, na eleição passada, apoiaram a candidatura indicada pelo ex-prefeito Auricchio (PTB). O MP quer informações completas sobre os cargos e funções dos três vereadores.