22 DE JUNHO DE 2013
MIRANTE

22 DE JUNHO DE 2013

Não tem jeito
Agora, “os desvios estão mais rebuscados” na Receita Federal, segundo matéria publicada pelo Estadão, segunda (17). Antonio Carlos Costa D´Avila, corregedor-geral da Receita Federal, disse que os desvios de conduta estão cada vez mais rebuscados e de difícil constatação”. Diz mais: “a Corregedoria da Receita Federal abre um processo disciplinar a cada três dias contra servidores e auditores (…) nos últimos cinco anos investimos fortemente no trabalho de investigação disciplinar e em parceria estratégicas que nos permitiram atuação mais próxima e incisiva no combate aos grandes esquemas de corrupção que se utilizam de servidores da receita para sua atividade criminosa”. A média anual de denúncias que chega à Receita é de 480 casos.

Na Acisa
O prefeito Carlos Grana (PT), na quarta (19), esteve na Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André), presidida por Evenson Dotto, onde apresentou os 17 desafios prioritários definidos pela atual administração e debatidos durante as reuniões do PPA (Planoplurianual) Participativo. Na ocasião, Grana afirmou: “temos um governo altamente comprometido, com o diálogo social permanentemente e que valoriza todas as lideranças do município. É uma gestão plural, que quer deixar como marca o diálogo”.

Elogio
O ex-deputado Duílio Pisaneschi, diretor da Acisa, no evento do prefeito Grana na entidade, disse que “em seis meses de administração, Grana colocou em prática o que não foi feito em quatro anos na gestão passada”.

Bom gosto
Na posse do novo presidente do Rotary de Santo André (centro), no Baby Beef, na quinta (13), o prefeito Carlos Grana (PT) mostrou seu bom gosto musical. Ao lado de um saxofonista, muito bom e que estava dando som ao evento, o prefeito mostrou sua qualidade na escolha das músicas cantando “Ronda”, de Paulo Vanzolini, “Regra Três”, de Vinicius de Morais, “Carinhoso”, de Pixinguinha e outras mais. Agradou em cheio os presentes.

Mais espaço
O presidente do time de futebol de São Bernardo, Luiz Fernando Teixeira, ex-prefeito de Casa Branca (SP), anos atrás, ganha mais espaço político junto ao prefeito Luiz Marinho (PT). Luiz Fernando tinha saído do PT e agora vai assinar sua nova filiação com o partido. Tudo isso para se candidatar a deputado estadual e também para fazer dobradinha com Vicentinho, que vai disputar a reeleição para deputado federal. Luiz Fernando terá o apoio do prefeito Marinho na sua candidatura.

Candidaturas
O PT ainda não definiu o candidato a governador do Estado para a eleição de 2014. Os nomes cotados são Alexandre Padilha, ministro da Saúde; José Eduardo Cardozo, ministro da Justiça; Mantega, ministro da Fazenda, e Luiz Marinho, prefeito de São Bernardo. Sobre os dois primeiros candidatos, o jornal O Globo, Rio, revelou que Padilha, há 10 anos, tem título de eleitor em Belém (PA), transferindo-o para São Paulo dias atrás, e sua atuação no ministério não tem nenhuma marca. Cardozo, numa das eleições em que Lula foi derrotado, quando era secretário na Prefeitura de São Paulo, levantou o problema do Caso Lubeca sobre irregularidades na verba para a campanha eleitoral e, por isso, Lula pode barrar sua candidatura. Mantega é muito fraco. Quer dizer, só vai restar Luiz Marinho como candidato.

Em viagem
O prefeito Marinho esteve, dias atrás, em Paris, França, para visitar o Salão Interamericano de Aeronáutica, que é o maior evento do mundo sobre aviões. Na próxima terça (25), às 9h, em seu gabinete, vai assinar o contrato para a construção dos hotéis Adagio, Ibis e Ibisbudget, duas torres empresarial e residencial em São Bernardo, pela Accor, líder mundial de operação hoteleira.

Gato e rato
Continua, via jornal, as críticas do ex-prefeito Auricchio (PTB) à administração do prefeito Paulo Pinheiro (PMDB). Na semana que passou, numa publicação diária local, Auricchio “classificou a postura do prefeito de arcaica e contraditória sobre o discurso, nos cinco meses de mandato, para justificar os problemas da prefeitura da dívida de R$ 264 milhões deixada pelo ex-prefeito”. Ora, uma discussão entre um ex-prefeito e o prefeito que cumpre mandato, só tem um resultado: quem ganha pontos é quem está fora do poder se Pinheiro continuar retrucando.

Recurso do PAC
Técnicos do DAE, São Caetano, estiveram na sexta (14) no Ministério das Cidades, Brasília, para solicitar recurso do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para obra de esgoto. O montante solicitado é de R$ 10 milhões para construção de novos emissários da Avenida Presidente Kennedy, em São Caetano.

Artigo
A vereadora Cida Ferreira (PMDB), Diadema, enviou ofício a este jornal para parabenizar o autor da matéria publicada nesta Folha sob o título “Troféu Loba Romana”, o advogado e articulista José Moreira Salata. A referida vereadora também recebeu o troféu Loba Romana pelos 40 anos de atividades sociais desenvolvidas em Diadema e pelo sétimo mandato consecutivo como vereadora, desde de 1988 e por ser neta de italianos.