24 DE SETEMBRO DE 2011
MIRANTE

24 DE SETEMBRO DE 2011

Definições
Os candidatos, que vão disputar as eleições municipais do próximo ano, têm até o início de outubro para definir em qual partido irão ser inscritos, principalmente os que se candidatam pela primeira vez para vereador. Os demais candidatos, que estão filiados em algum partido, que querem se transferir para outra sigla também precisam se definir antes do prazo final. A situação é mesma aos candidatos a prefeito que pretendem mudar de legenda.

Eleição
O processo eleitoral para presidência já começa a agitar os associados da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André). Apesar de a eleição estar prevista para janeiro do próximo ano, dois jovens candidatos já começam a manter contato com eleitorado. São eles Flávio Martins, advogado e comerciante, Everson Robles Dotto, diretor do Diário do Grande ABC. Nos últimos anos, a escolha do presidente foi por aclamação. Agora, atuais diretores estão procurando um acordo entre os dois candidatos.

Ministra 1
A Ministra Miriam Belchior, do Planejamento, fez uma palestra na Acisa, em Santo André, no final da tarde de segunda (19), sobre sua atuação e também sobre verbas destinadas à região. No final, foi homenageada pela diretoria da entidade. Seus pais, que são comerciantes em Santo André, também estiveram presentes. Miriam estava um pouco nervosa no início, depois ficou mais calma. Assim, os amigos petistas e também da Acisa que chegaram atrasados, foram cumprimentados rapidamente pela Ministra, que interrompia sua fala. Seus amigos do PT, em grande maioria, ocuparam maior espaço no salão, alguns sentados e outros em pé.

Ministra 2
O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, marcou presença na Acisa. Ao seu lado estava sempre o deputado estadual Carlos Grana (PT), pré-candidato a prefeito de Santo André nas eleições do próximo ano, com apoio de Lula e Marinho. Na hora da foto, no pequeno palanque, Marinho puxou Grana para sair juntamente com Miriam, Sidnei Muneratti, presidente da Acisa, Wilson Ambrósio, presidente do Conselho. Com isso, ao que tudo indica, o sonho de Miriam de sair candidata a prefeita de Santo André pode ser adiado. Não se falou nada sobre política local e somente o representante da Pirelli formulou uma pergunta à Ministra.

Ministra 3
O secretário Frederico Muraro, da Habitação, Santo André, também entregou um presente à Ministra, que havia destinado verba para um programa habitacional na cidade. Muraro convidou Miriam para a inauguração, que concordou em estar pre-sente, desde que a agenda dela permita.

Divulgação
Ao que tudo indica, a administração do prefeito Ravin está com problemas para a divulgar notícias sobre a Prefeitura na mídia local. No site da Prefeitura, na seção “Santo André na Mídia”, na terça (20), havia apenas notícias de um jornal local e outro de São Paulo (Metro).

Não muda
O presidente da Câmara de São Bernardo, Hiroyuki Minami (PSDB), vai ser candidato à reeleição no próximo ano pelo partido no qual está filiado. No ano passado, numa coligação que elegeu oito vereadores, o PSDB emplacou três candidatos.

Racha ainda
Meios políticos confirmam que ainda existe um racha entre os dois deputados do PSDB, que foram eleitos no ano passado com campanhas distintas. Até agora não existe nenhum sinal de paz em andamento. Aliás, o PSDB é o único partido local que tem condições de enfrentar o todo-poderoso candidato do Paço Municipal, prefeito Luiz Marinho, candidato à reeleição.

Mandou bala
O jornal Politika do ABC, dirigido pelo jornalista Carlos Laranjeira, na edição de se-tembro, publicou fotos dos 14 vereadores que votaram a favor da criação da autarquia SBCPrev, semanas atrás. São seis vereadores do PT; quatro do PSB, dois do PMDB, um do DEM e um do PPS. Também chamou dois deputados da cidade de “medrosos”, porque não defenderam as pessoas que atrasaram o pagamento do IPTU.

Livro
O prefeito José Auricchio (PTB) lançou seu livro “ABC da Terceira Idade”, no sábado (17) de manhã, num buffet na área central de São Caetano e deu autógrafo para mais de 500 pessoas presentes. Em seu livro, Auricchio fez a seguinte classificação dos idosos: 60 a 69 anos, jovens idosos; 70 a 79, médios idosos e acima de 80 anos, idosos velhos. No painel atrás de onde estava sentado, havia uma frase marcante: “quando jovens, aprendemos; quando idosos, compreendemos”.

Deu na mídia
O jornalista Fernando de Barros e Silva, no seu artigo na Folha de São Paulo, na quarta (21), sobre a luta de Lula para oficializar a candidatura a prefeito de São Paulo do ministro Fernando Haddad, disse o seguinte: “O ex-presidente trabalha agora para evitar a realização de prévia contra Marta Suplicy. Na ponta do lápis, mesmo desgastada, a senadora ainda derrotaria Haddad na consulta interna se tivesse o apoio dos deputados Jilmar Tatto e Carlos Zarattini, pré-candidatos. Mas nada hoje indica que Marta arriscaria ir à luta sem a benção que Lula já lhe negou. Ganharia a prévia para ficar na chuva. Mesmo com as resistências do partido, será uma enorme surpresa – e um trauma – se Lula não emplacar o seu sucessor”.