30 DE ABRIL DE 2011
MIRANTE

30 DE ABRIL DE 2011

O Senado e a Ética
É incrível como o Senado, a mais alta corte do Legislativo brasileiro, se desmoraliza a cada ano. O senador Sarney, atual presidente, quer desmoralizar ainda mais a Casa. Indicou o senador Renan Calheiros, ex-investigado, para membro do Conselho de Ética do Senado. Calheiros tem “experiência de ter respondido a cinco processos por quebra de decoro”. O presidente Sarney também já foi investigado pelo referido Conselho. Sobre Sarney, é bom lembrar que, desde quando entrou para a política, nunca mais usou seu próprio para pagar alguma coisa. É demais, não?

Patrocínio
A jornalista Mônica Bergamo, na sua coluna na Folha de São Paulo, na quarta (20), publicou a seguinte nota: “as festas de 1º de Maio da CUT voltam a ser patrocinadas, neste ano, por várias estatais. Na lista estão Banco do Brasil, Eletrobrás, Petrobras e CEF (Caixa Econômica Federal). Bradesco, Brahma e Sesi também investiram na comemoração”. O presidente Lula vai marcar presença ao evento da CUT. Antes, o 1º de Maio era comemorado com Missa na Matriz de São Bernardo.

Colegiado
Um assessor do presidente da Câmara de Santo André, justificando sua posição, numa conversa pelo telefone, disse que “as decisões tomadas pela presidência são em forma de colegiado, juntamente com os demais membros da Mesa Diretora”. Resta saber se o presidente, quando for admitir um funcionário ou um assessor, vai pedir a aprovação de todos? Ou então, quando tiver encontro oficial com o prefeito, irá levar todos os componentes da Mesa?

Sem Miriam 1
A ministra do Planejamento Miriam Belchior (PT), ex-esposa do prefeito Celso Daniel, não mais será candidata à prefeita de Santo André nas eleições do próximo ano. Segundo nota publicada na coluna Painel, na Folha de São Paulo, no domingo (24), revela que “Lula, que no passado chegou a estimular a candidatura de Miriam Belchior à Prefeitura de Santo André, agora diz que a ministra do Planejamento deve continuar no cargo e ajudar Dilma neste início de governo”.

Sem Miriam 2
A candidatura da ministra Miriam, assim, foi descartada pelo ex-presidente Lula, que vai coordenar a escolha dos candidatos do PT que vão disputar as eleições municipais em 2012. Diante disso, ganha força a candidatura do sindicalista Carlos Grana, que se elegeu deputado estadual no ano passado com 126,9 mil votos, dos quais 25,1 mil foram obtidos em Santo André. Por outro lado, Grana já vem mantendo contatos com políticos locais, que não pertencem ao PT, pedindo apoio para sua candidatura.

Sem divulgação
Um servidor aposentado da Prefeitura de São Bernardo revela que “segundo informações oficiosas, não houve divulgação dos candidatos que disputaram a diretoria da Fupren”, que cuida da aposentadoria dos servidores municipais. Diz que o “Correio não enviou a correspondência aos mantenedores da entidade, que religiosamente são descontados nos salários no final de cada mês”.

Explosão
Moradores nas imediações do lixão do Alvarenga estão preocupados depois que a mídia denunciou a explosão ocorrida no lixão de Itaquaquecetuba. Segundo consta, a Prefeitura divulgou que já pagou o Cetesb para fazer uma análise na área, que será transformada em Parque.

No grito
A Scania conseguiu no grito a aprovação na Câmara de São Bernardo a transferência de um terreno de 45 mil metros quadrados, na semana que passou. Os vereadores que aprovaram o projeto de lei alegaram que “a empresa vai investir US$ 150 milhões na ampliação da unidade local e que vai gerar mais empregos”. Ora, na era dos robôs, não dá mais para acreditar em “novos empregos”. A empresa, assim, na pressão, ganhou um enorme terreno, pois senão iria mudar as instalações para Mauá. Quem pode garantir que a Scania vai ficar em São Bernardo por muito tempo? Quanto que a empresa iria gastar para fechar sua fábrica na cidade e montar uma nova em Mauá?

Cortiça
O fato de o vereador Gilberto Costa ter aceito o cargo de secretário municipal no governo do prefeito José Auricchio tem sido comentado critica, amarga e pejorativamente nos corredores da Câmara Municipal. Uma das frases mais frequentes é que ao agora ex-parlamentar interessam apenas o poder e os cargos. Seus ex-colegas de bancada mostram insatisfação absoluta, lembrando alguns que ao antigo colega “permanecer na superfície, boiando”. Artilharia pesada…

Tapas & beijos
Observadores da vida política de São Caetano afirma que ambos os lados saíram desgastados, ou seja, tanto o governo municipal, quanto o ex-vereador. E avaliam: logo depois das últimas eleições municipais, Costa denunciou da tribuna da Câmara manobras escusas de assessores diretos do prefeito para prejudicá-lo no pleito e, a seguir, passou para a oposição. Onde está a coerência de posições de ambos os lados, perguntam alguns militantes da político nos corredores do Legislativo. E lembram que os quase seis mil eleitores que sufragaram o nome do agora ex-vereador, votaram contra a chapa encabeçada pelo prefeito. A conferir em 2012.

Tiro no pé
Há insatisfação dentro do PTB local também, com a avaliação de que os estrategistas do Palácio da Cerâmica teriam conseguido prejudicar amplo leque de políticos que dão sustentação à administração da cidade. Vereadores petebistas não mais parecem inclinados a falar em composição ou pacificação; podem partir para o confronto com o Executivo na disputa pela vaga de candidato a prefeito ano que vem. Será?