A galáxia de Andrômeda é uma verdadeira metrópole cósmica
Opiniao

A galáxia de Andrômeda é uma verdadeira metrópole cósmica

Como todos os astrônomos informam, a galáxia de Andrômeda, conhecida como Messier 31 é uma verdadeira metrópole cósmica que abriga mais de um trilhão de estrelas, além de todos os seus componentes de gás, poeira, matéria escura e buracos negros.
O fato mais significativos para nós, habitantes da Terra, é que Andrômeda se desloca através do Universo rumo à nossa Via Láctea, a uma velocidade incrível de 109 km por segundo.
Há cinco anos, com o uso do Telescópio Espacial Hubble, os astrônomos calcularam que Andrômeda atingiria a ponta de nossa Via Láctea daqui a 3,9 bilhões de anos.
Essa colisão, disseram, iria iniciar uma série de choques e encontros que fariam espirrar enormes correntes de estrelas e de gás através do espaço, e que acabaria por fundir as duas galáxias, em um único globo, supergigante de estrelas.
Novos dados, porém, já revisaram essa previsão. Acontece que a galáxia de Andrômeda também está a deslocar-se a 32 km por segundo para outra direção.
Como resultado, Andrômeda terá um caminho mais sinuoso a percorrer até chegar à nossa galáxia, e isso não acontecerá antes de 4,5 bilhões de anos e o choque não será tão violento, pelo menos no início, de acordo com um artigo publicado no Astrophysical Journal.

A galáxia de Andrômeda
Com mais de 120 mil de anos-luz de diâmetro, a Via Láctea é bela, poética e grandiosa. Com o formato de uma espiral de quatro braços, ela abriga entre 200 bilhões a 400 bilhões de estrelas. A 30 mil anos-luz do centro de nossa galáxia, um terço de seu diâmetro, está localizado nosso Sistema Solar, que pode ser comparado a um grão de areia numa imensa praia.
Na cultura humana, a Via Láctea tem há séculos um sentido poético que vem de seu nome latino: Caminho do Leite. Inclusive a raiz grega dá esse mesmo sentido à palavra galáxia. Embora seja uma espiral de quatro braços, o que vemos no céu é apenas uma faixa salpicada de estrelas, porque nosso Sistema Solar está nela inserida.
Andrômeda tem um diâmetro de 2,5 milhões de anos-luz: é, portanto, muito maior do que nossa galáxia e deve conter um trilhão de estrelas, segundo estimam os astrônomos.
As origens mitológicas do nome de nossa galáxia também têm raízes poéticas ligadas ao leite. Zeus, o maior dos deuses, segundo a mitologia grega, teria trazido seu filho, o garotinho Héracles (Hércules na mitologia romana), para mamar no seio de Hera enquanto ela dormia. Confusa com a situação, pois Herácles não era seu filho, Hera acorda e empurra o menino e o afasta de seu seio, fazendo com que muitas gotas de leite espirrassem e alcançassem o firmamento. São essas gotas que se transformaram na galáxia.