ABC é contemplado com Selo Paulista de Longevidade
Saúde

ABC é contemplado com Selo Paulista de Longevidade

   Os municípios do ABC foram contemplados com o Selo Paulista de Longevidade, do Programa São Paulo Amigo do Idoso. Promovido pelo Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, o selo é uma forma de incentivar e reconhecer ações dos municípios voltadas ao acolhimento e promoção da longevidade.  Nos últimos dez anos, 298 municípios foram contemplados.

As cidades podem ganhar o selo nos níveis inicial, intermediário e pleno. Para obter cada nível, o município precisa seguir a estabelecidos no Guia Paulista de Longevidade, entre eles a criação de Conselho Municipal do Idoso, cadastramento de idosos no Cadúnico, ações para ampliar a cobertura dos idosos que têm direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) e criação do Fundo Municipal do Idoso. Santo André recebeu o selo nível inicial e as demais cidades do ABC foram contempladas com selo nível intermediário. O Programa Amigo do Idoso, além do selo, visa atender os menos favorecidos oferecendo Centros de Convivência do Idoso e Centros de Longevidades Ativas (CLAs).

Em São Caetano, referência nacional pelas políticas públicas voltadas aos idosos, há cinco Centros Integrados de Saúde e Educação (CISEs), que oferecem atividades esportivas, fisioterapia, aulas de pintura e crochê, línguas estrangeiras e dança, além da Universidade Aberta para a Terceira Idade. Em São Bernardo, há o Centro de Referência do Idoso (CRI), localizado na Avenida Redenção, onde são oferecidas atividades de convivência, socioeducativas, culturais e de lazer. Santo André conta com o Crisa (Centro de Referência do Idoso de Santo André), na Rua Bernardino de Campos, 300, no Centro, que oferece cursos e passeios a munícipes com mais de 60 anos.

Em Ribeirão Pires, o Centro de Referência, no Núcleo Colonial, atende mais de 800 munícipes a partir dos 50 anos. Em Diadema, há o Centro de Convivência da Melhor Idade, que celebrou 26 anos este ano. Inaugurado em 1996, foi apontado como exemplo na condução de iniciativas da Política Nacional do Idoso. As atividades oferecidas nos equipamentos têm foco na convivência, fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e inclusão digital. São serviços de proteção básica de caráter preventivo, contribuindo para o envelhecimento ativo, saudável e autônomo.   

Foto: Atividades do CISE – Terceira Idade Moacir Rodrigues – São Caetano