ABC está entre os 20 melhores para empreender
Negócios

ABC está entre os 20 melhores para empreender

   São Bernardo e Santo André estão entre as 20 melhores cidades para empreender no Brasil. Segundo o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), pesquisa produzida anualmente pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), com apoio da Endeavor, São Bernardo é a 16ª cidade do país mais favorável ao empreendedorismo e Santo André ocupa a 19ª posição.

   O Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) avalia os 101 municípios mais populosos do país desde 2014. Na edição deste ano, Diadema aparece na 38ª posição e Mauá em 83º lugar. A pesquisa classifica os municípios de acordo com sete fatores mais relevantes para o desenvolvimento da atividade empreendedora. São eles: Ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso ao capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora.  

   Do ABC, a cidade com melhor capital humano, que mede a qualidade da mão de obra no município, Santo André ficou no Top 10, ocupando a 10ª posição. São Bernardo ficou em 19º lugar, Diadema (64º) e Mauá (79º).

   Na determinante mercado, que analisa dados como Índice de Desenvolvimento Humano, crescimento do PIB, número de empresas exportadoras com sede na cidade, compras públicas e Proporção entre Grandes/Médias e Médias/Pequenas Empresas, São Bernardo foi destaque, ocupando a 5ª posição no ranking. Santo André ficou em seguida, na 20ª posição, seguida por Diadema (18ª) e Mauá (41ª). São Bernardo também teve melhor colocação na determinante infraestrutura, que considera, entre outros fatores, a Distância ao Porto mais Próximo, Custo da Energia Elétrica, Taxa de Homicídios e o Preço Médio do m².

    O município ficou na 11ª colocação, seguido por Santo André (21ª), Mauá (51ª) e Diadema (53ª). Diadema foi bem colocado na determinante Inovação, que analisa Infraestrutura Tecnológica, Patentes, Contratos de Concessão, Média de Investimentos do BNDES e FINEP, entre outros fatores. O município ficou na 18º colocação. São Bernardo em 25º lugar, seguido por Santo André (28º) e Mauá (49º).

Foto: Divulgação PMSA 

 

Por Nicole Floret – 01/04/23