ABC já recebeu mais de 450 pedidos para o ‘RG do autista’
Saúde

ABC já recebeu mais de 450 pedidos para o ‘RG do autista’

 Criada pelo Governo de São Paulo em abril, a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), conhecida como “RG do autista” visa facilitar a identificação da pessoa com TEA e seus responsáveis propiciando mais rapidez e prioridade no atendimento aos serviços públicos de saúde, educação e assistência social. Desde o seu lançamento, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência já recebeu mais de 6 mil solicitações online.

   Só na região do ABC, em um mês, foram mais de 470 pedidos, sendo o maior número de pedidos em Mauá, 119 solicitações. Em Santo André, foram 117, seguido por São Bernardo (113), Diadema (89), São Caetano (13), Ribeirão Pires (12) e Rio Grande da Serra (11).

   A criação da Ciptea foi anunciada na semana em que é celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Na ocasião, o governador Tarcísio de Freitas afirmou que o lançamento do documento é um marco da inclusão. “Sentimos que estamos no caminho certo. É um primeiro passo, temos muito a caminhar. Queremos construir políticas públicas que sejam efetivas e que São Paulo seja referência na questão do transtorno do espectro autista”, afirmou.

   De acordo com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a identificação especial pode ser obtida no portal Ciptea (https://ciptea.sp.gov.br/), criado pela Prodesp, através de um cadastro que deve conter laudo médico e foto. Em seguida, as equipes da Secretaria avaliam as solicitações que, quando aprovadas, possibilitam que o usuário faça o download do documento oficial para impressão de forma online.

   A unidade do Poupatempo no Canindé, na Zona Norte da Capital, oferece o serviço, com impressão e entrega presenciais. Segundo a secretaria, em breve, outros postos do programa do Estado também passarão a oferecer o novo serviço de forma gradativa.