ABC tem aumento de casos de Covid e deve restringir atividades de lazer
Saúde

ABC tem aumento de casos de Covid e deve restringir atividades de lazer

As cidades do ABC registraram, nas últimas duas semanas, um aumento na taxa de transmissão do novo coronavírus. Quando o valor da taxa é acima de 1, significa que há aceleração nas infecções. No início do mês, a taxa era de 0,89, hoje está em 1,76. Isso significa que um grupo de 100 pessoas pode transmitir o vírus para outras 176 pessoas.

Na quinta (26), Santo André registrou 58,39% de ocupação na UTI e 50,09% nos leitos de enfermaria. Em São Bernardo, 70,27% dos leitos de UTI estão ocupados e na enfermaria, 51,45%. São Caetano tem 40% dos leitos de UTI e enfermaria ocupados. Com alta de 40% no número de casos em Santo André, entre jovens de 29 a 45 anos, a Prefeitura publicou decreto, na quinta (26), proibindo música ao vivo em estabelecimentos comerciais e anunciou que aumentará a fiscalização para evitar festas clandestinas e conter a disseminação do vírus.

Em Diadema, a ocupação dos leitos de UTI está em 80% e a Prefeitura está na fase de contratação de leitos particulares. São Caetano, dias atrás, suspendeu o agendamento de novas cirurgias eletivas (não urgentes) e manteve os leitos exclusivos para tratamento de pacientes com Covid-19.

O Governo do Estado irá anunciar, na segunda (30), a reclassificação do Plano São Paulo. Com isso, a região do ABC poderá regredir e voltar a ter mais restrições em bares, restaurantes, academias, atividades de lazer, salões de beleza, comércio de rua e prestadores de serviço. A região da Grande São Paulo apresentava, na semana do dia (17), índices compatíveis à Fase Amarela do Plano São Paulo.

Desde segunda (23), a situação ficou pior e a região passou a apresentar índices compatíveis à fase Laranja. O Consórcio Intermunicipal do ABC enviou Ofício, na quinta (26), ao governador João Doria solicitando ampliação do número de leitos estaduais de Covid para o ABC. A entidade deverá se pronunciar após a coletiva do governador, na segunda (30).