ABC tem o maior número de acidentes fatais de trânsito
Política

ABC tem o maior número de acidentes fatais de trânsito

 Em busca de reduzir a mortalidade no trânsito, a campanha ‘Maio Amarelo’ completa dez anos com o tema “No trânsito, escolha a vida”. Promovida pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONVS) em parceria com a Confederação Nacional do Transporte (CNT) e o Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), com apoio do Governo Federal, a campanha reúne série de ações visando reforçar a conscientização sobre a importância da segurança no trânsito.

   A iniciativa também é implementada nas cidades do ABC. As Prefeituras lançaram, no início do mês programações especiais com o intuito de abaixar um significativo número de mortes em acidentes de trânsito na região. Em março deste ano, foram 25 acidentes fatais no ABC. Trata-se do maior número desde 2018.

   Na comparação com os dados do mês de março desde 2018, o número de mortes no trânsito aumentou todos os anos na região. Em março de 2018, foram 10 óbitos.

   Em março deste ano, o maior número já registrado no período analisado, foram 25. Os dados são do Infosiga SP, sistema do Governo de São Paulo. Em 54,45% dos casos, as vítimas foram os próprios condutores, seguido pelos pedestres (32,95%) e passageiros (9,75%).

   O atropelamento é a principal causa de morte no trânsito no ABC. No período analisado, 34% das vítimas morreram atropeladas e 31% morreram por colisão de veículos. Outro dado alarmante na região, é local do acidente. 63,83% dos óbitos foram em vias municipais e 30,78% em rodovias.

   O Brasil é o terceiro país com mais mortes no trânsito em todo o mundo, segundo relatório Status Report on Road Safety, da Organização Mundial de Saúde (OMS). São 1,35 milhão de vítimas por ano, atrás somente da Índia e China, respectivamente.

Ações no ABC -Em Santo André, estão programadas palestras educativas nas escolas municipais em parceria com a Braskem e a Bridgestone, além do Circuito Itinerante de Mobilidade (Cimob), no qual uma estrutura móvel que simula uma cidade, com sinalizações, ruas, semáforos e faixas de pedestres é montada nas escolas e o Mister Mão, personagem que estará em cruzamentos da cidade e na porta das escolas, orientando os pedestres durante a travessia.

   Em São Caetano, a Prefeitura realizará atividades de conscientização junto a 3.300 alunos de 15 escolas da rede municipal, como jogos de perguntas e respostas e atividades artísticas aos domingos, junto aos ciclistas, e às sextas-feiras à noite, nos bares. Em São Bernardo, em parceria com a Ecovias, município promoverá blitz educativas em locais estratégicos, além de panfletagem para pedestres e abertura de faixas nos semáforos da cidade. Em Ribeirão Pires, as ações de segurança viária serão concentradas nas portas das escolas municipais.