ABC terá unificação em seis alíquotas do ISS
Política

ABC terá unificação em seis alíquotas do ISS

Prefeitos do ABC, Paulo Serra (Santo André), Orlando Morando (São Bernardo), José Auricchio Júnior (São Caetano) e vice-prefeito de Ribeirão Pires, Gabriel Roncon, reunidos na sede do Consórcio Intermunicipal, anunciaram, na quinta (14), a unificação das alíquotas do Imposto Sobre Serviços (ISS).

Até então, as taxas eram variáveis de acordo com cada município, mas, a partir de janeiro de 2018, serão, de 3% e 5% em toda o ABC para recolhimento em serviços como utilização de cartão de crédito e pagamento de planos de saúde em todas as cidades. Ao todo, serão seis alíquotas únicas para o ISS, dependendo do segmento, sem nenhum prejuízo ao consumidor final. “Hoje estamos transformando isso numa ação prática e inteligente, acabando com a guerra fiscal, que não beneficiou nenhum município, apenas o empresário especulador”, afirmou o presidente do Consórcio, Orlando Morando.

Com essa mudança, é esperado uma arrecadação de R$ 128 milhões para o ABC. Os projetos de lei deverão ser aprovados pelas Câmaras Municipais até o final deste mês. “Essa decisão é um ganho enorme para a região e, sem dúvida nenhuma, torna o ABC mais competitivo”, disse Paulo Serra. Já Auricchio afirmou que a decisão chegou em um momento favorável. “O equilíbrio e a justiça fiscal vão facilitar a vida do contribuinte de forma geral, trazendo de fato para as prefeituras o cliente tomador de serviço”.

ISS-Essa unificação só foi possível após a Câmara dos Deputados ter derrubado um veto do presidente Michel Temer (PMDB) para regulação do ISS. Com isso, o tributo foi alterado e as taxas de operações de cartões de crédito e débito, leasing e de planos de saúde passaram a ser recolhida pela cidade onde a operação financeira foi realizada e não mais pelos municípios em que as empresas mantinham suas sedes.