ADIABC reivindica permanência na sede em Sto. André
Cidades

ADIABC reivindica permanência na sede em Sto. André

Desde 1998, sediada na Rua Almeida Garrett, 51, em Santo André, a ADIABC (Associação de Diabetes do ABC), com cerca de 1.800 associados, reivindica a permanência no local, recusando a ordem de desocupação que data 2014. Em tribuna livre discutida na Câmara de Santo André, na quinta (16), os responsáveis do legislativo defenderam a associação em sua vontade de ficar e discutiram a necessidade de regulamentação das instituições que possam ocupar o espaço, seja ela a Casa do Jardim ou Rotary. A Câmara pretende chegar a uma conclusão final até a próxima terça (21). Em 2014, a unidade recebeu uma carta da entidade Casa do Jardim, reivindicando a área. Na ocasião, a ADIABC teria 30 dias para deixar o espaço. Não acatada a ordem, o grupo diretivo da instituição foi conversar com o prefeito Carlos Grana sobre o caso. Houve uma nova ordem de tomada da área em 2015 e, desde então, a ADIABC tenta resolver o caso. A entidade já conseguiu reunir cerca de 1.650 assinaturas de associados para que a instituição permaneça aonde está.
“Estamos aqui hoje para buscar apoio dos vereadores para a concessão do terreno à ADIABC. Não há problema de no mesmo terreno haver duas instituições, seria até bom. Só queremos garantir um teto a nossa associação”, explica Juliana Cayres, voluntária da ADIABC e portadora de diabetes. O terreno que a entidade ocupa tem aproximadamente 14 mil metros quadrados.
O vereador Marcos Pinchiari (PTB) prestou apoio à associação durante à sessão. “Conheço a ADIABC e também pertenço ao Rotary. Sou à favor que o espaço seja dividido entre as três instituições. Reconheço a importância de cada uma delas. Se não for possível que elas estejam no mesmo terreno, que haja um acordo favorável à todas”. Luiz Zacarias (PTB), também vereador de Santo André, defende a regularização das associações. “Temos que respeitar todas as entidades e, inclusive, regularizá-las”.
A vereadora Bete Siraque (PT) também apoia a permanência da ADIABC em seu local atual. “Atender 1.800 pessoas é um número muito representativo. Reconheço a seriedade, importância e os cuidados que ela proporciona a quem precisa de ajuda, e o mais correto é encontrar um caminho razoável para todos”. O líder de governo, José de Araújo, afirmou que vai apresentar terrenos para a Casa do Jardim avaliar.
A ADIABC é uma entidade sem fins lucrativos, que tem como finalidade auxiliar e orientar o portador de diabetes e seus familiares, promovendo saúde e bem-estar de forma gratuita. A entidade realiza diversas ações, como seminários, aulas, workshop, festas temáticas diet, além de atividades ministradas por médicos, psicólogos, enfermeiras, nutricionistas, entre outros, para orientar através da Educação em Diabetes e proporcionar qualidade de vida ao portador e seus cuidadores.