Água, esse líquido precioso
Opiniao

Água, esse líquido precioso

Os aquíferos são formações rochosas que permitem que a água de chuva se infiltre e se movimente em seu interior e o Aquífero Guarani, que se encontra no Estado de São Paulo, é a maior reserva subterrânea de água doce. Existem os cristalinos que são formados por rochas duras e maciças, na qual a circulação da água se faz nas fissuras e fraturas.
O Projeto Aquíferos da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo visa promover o desenvolvimento sustentável. O que é um projeto ou uma empresa sustentável? Trata-se daquela que pensa em como tratar de seus negócios pensando nas pessoas que nela estão trabalhando e como fazer para que se consiga viabilizá-lo.
Não é fácil e no mundo corporativo há empresas com problemas que consideram a idéia da sustentabilidade. Há aquelas que cuidam de política do meio ambiente, que contratam dezenas de pessoas para desenvolver uma proposta, de maneira que este planeta esteja sendo cuidado e pensado, ao mesmo tempo fazendo com que ele seja viabilizado e isso não é tão simples assim, pelo contrário é complicado e por que?
Devido às dificuldades em trabalhar os pilares da sustentabilidade, vêem-se empresas que cuidam muito do meio ambiente, assim como dezenas de pessoas colaboram na política de preservação, realizando o descarte correto de resíduos.
Hoje “sustentável” até especialistas afirmam que esse rótulo quer dizer tudo e nada.
O Aquífero Guarani, considerado o maior manancial de água doce fronteiriço de água doce subterrânea do planeta, estende-se desde a Bacia Sedimentar e é alimentado pelas chuvas que se infiltram no subsolo.
Já o Aquífero Alter do Chão também é considerado o maior reservatório de água, por pesquisadores do Pará e do Ceará, que afirmam que a Amazônia tem o maior reservatório subterrâneo de água do planeta.
As formações geológicas portadoras de água sobrepostas por camadas impermeáveis são denominadas de aquíferos confinados.
Devido à ignorância, a água da Represa Billings tem sido maltratada com lançamento de resíduos poluidores nos rios ou no mar contaminando-os.
Da pia da cozinha, do vaso sanitário e dos ralos, partem canos que levam a água misturada com resíduos para tubos que formam os canais de esgoto, pois nem todas as cidades têm saneamento básico.
Usamos água diariamente na higiene, para consumo e nem todos percebem a importância em manter a torneira fechada enquanto se barbeia, ou quando ligar o chuveiro, lembre-se disso também.
Enfim, temos de pensar em muita responsabilidade perante o próximo.

Israel Zekcer, vereador de Santo André, médico pediatra e alergista, deputado estadual de São Paulo por três gestões, Secretário de Esportes e Turismo do Estado de São Paulo.