Alckmin anuncia nova versão de ferramenta virtual do Poupatempo
Política

Alckmin anuncia nova versão de ferramenta virtual do Poupatempo

O governador Geraldo Alckmin anunciou na quarta (5), novas funções da ferramenta de atendimento virtual do Poupatempo, o “Poupinha”. As novidades foram apresentadas no evento “Inteligência Artificial para facilitar a vida dos cidadãos”, que aconteceu no Campus São Paulo – espaço do Google para startups. Na oportunidade, Alckmin assinou contrato de financiamento da agência de fomento paulista Desenvolve SP, com a startup Nama, empresa responsável pela tecnologia usada no Poupatempo.

O atendente virtual do Poupatempo, que tira dúvidas e faz agendamentos por meio de chat no portal do Poupatempo ou pelo Messenger, no Facebook, ganha agora esta segunda versão mais atualizada, que amplia sua capacidade de prestar informações aos cidadãos. O robô passa a ter maior capacidade de resposta para cidadãos que pedem informações sobre os serviços do Poupatempo. Além de fazer agendamentos, ele também vai tirar dúvidas sobre o serviço mais procurado no Poupatempo, a Carteira de Identidade (RG). Em breve passará a informar também sobre outros serviços como CNH e Atestado de Antecedentes.

“O Poupinha é inteligência artificial atendendo o Poupatempo. Ele fez em 99 dias, 8,5 milhões de atendimentos. Estamos ganhando tempo, reduzindo custos e filas, atendendo com qualidade”, comentou Alckmin sobre a ferramenta. “Vamos ampliar este trabalho, procurando atender melhor a população, de maneira mais rápida e mais eficiente através de inteligência artificial”, disse.

As novas funções foram apresentadas no evento organizado pelo Google e pela Nama Inteligência Artificial, com participação do governo do Estado, onde foi discutido como a inovação em inteligência artificial pode diminuir a distância entre os cidadãos e os serviços públicos.

Alckmin destacou o que essa ferramenta só esta em uso graças ao Pitch Gov SP – convocação de empresas tecnológicas realizada em 2015, que viabilizou a parceria entre a Nama com o coverno do Estado. O programa busca aproximar o poder público das soluções inovadoras e tecnológicas desenvolvidas por startups para questões de interesse público que melhorem a prestação de serviços ao cidadão. É a primeira ação do gênero realizada na América Latina e além da Nama, outras 11 empresas foram selecionadas e estão prestando serviços ao Estado de forma gratuita.

O Poupinha está em testes desde o final de dezembro de 2016 e já trocou mais de 8,3 milhões de mensagens em pouco mais de três meses. Foram mais de 540 mil chats pelo portal e pelo Facebook e mais de 217 mil agendamentos concluídos. A média de atendimentos é de 5,6 mil cidadãos por dia.

Atendendo com diálogos em linguagem natural, o robô chega a ser confundido com um atendente humano: ele já recebeu mais de 50,5 mil mensagens de “obrigado” e “Deus te abençoe”.