Aliança Francesa recebe diretora de documentário sobre Paul e Camille Claudel
Cultura & Lazer

Aliança Francesa recebe diretora de documentário sobre Paul e Camille Claudel

A Aliança Francesa do Grande ABC (AFGABC), em Santo André receberá, nesta segunda (7), às 19h30, a francesa Florence Bonnier, diretora do documentário “Claudel, un nouveau regard” (Tradução: “Paul Claudel, um novo olhar”) para a projeção do filme (em francês com legendas em português) e bate-papo com o público presente (em francês com tradução para o português, se necessário). O documentário de 52 minutos será exibido no auditório da escola (40 lugares). A entrada será gratuita, mas é preciso fazer inscrição prévia. Não é necessário ser aluno da escola para participar.

A grande estrela do filme é Renée Nantet Claudel, de 97 anos (no momento das filmagens), filha de Paul e sobrinha de Camille. Ela fala, com propriedade e humor, sobre estes dois ícones da cultura francesa, Paul Claudel (1868-1955) foi escritor (teatro, poesia e ensaios) e diplomata (esteve inclusive em missão no Brasil) e Camille (1864-1943), sua irmã mais velha, foi escultora (aluna e amante de Rodin).

Florence Bonnier destaca-se por seus filmes onde entrevista pessoas com quase um século de idade e histórias. É o caso de “Claudel, un nouveau regard” e também de “Truphémus” (sobre um pintor francês de 94 anos). Ela iniciou sua carreira na comunicação e abriu uma agência de relações públicas, conhecida na Europa por seus projetos bastante artísticos. Além da AFGABC, ela visitará outras unidades da Aliança Francesa no Brasil.