Alunos do Singular participam de simulações das Nações Unidas
Educação

Alunos do Singular participam de simulações das Nações Unidas

O Colégio Singular, com objetivo de incentivar os jovens sobre a importância das discussões de problemas globais, promove o projeto Simulação do Singular Anglo (SiSA) ONU, que neste ano chegou em sua 4ª edição, sob o tema: ‘A capitalização das relações humanas – o que o passado tem a dizer sobre o futuro’. O evento envolve alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio.

A simulação aconteceu nos dias 9, 10 e 11 de setembro, na unidade do Colégio Singular Júnior, em Santo André. Os estudantes foram recepcionados pelos professores organizadores, Gustavo Tondinelli e Marcus Toledo.

Nesta edição, a simulação contou com cerca de 160 estudantes, divididos em quatro comitês de debate e um de imprensa. Os comitês foram organizados em: Crise dos refugiados venezuelanos, Organização do Leste Europeu, O trabalho no período pós-pandêmico e a Evasão escolar no período do EAD.

De acordo com os professores, as simulações unem a prática com a teoria das relações ou políticas internacionais e representam os acontecimentos das reuniões da Organização das Nações Unidas (ONU). “Essas simulações são ensaios diplomáticos de discussões ligadas a diversos temas. Muitas vezes, os alunos precisam deixar de lado as próprias convicções para defender outras, utilizando a oratória, o debate, o pensamento crítico, a liderança, a cooperação, o respeito e a empatia”, explicam Toledo e Tondinelli.

Durante toda a simulação, os professores apenas observaram os estudantes, que além de explanarem suas opiniões, precisam lidar com a resolução dos conflitos e negociações. Conferências desse tipo ocorrem em diversos lugares e estima-se que anualmente mais de 400 mil estudantes ao redor do mundo participam de tal atividade.