Ana Carolina Serra lança último projeto antes de assumir como deputada
Política

Ana Carolina Serra lança último projeto antes de assumir como deputada

A primeira-dama Ana Carolina Barreto Serra, realizou, na terça (14), seu último lançamento como coordenadora do Núcleo de Inovação Social e presidente do Fundo Social de Solidariedade. Nesta quarta (15), tomará posse na Alesp, para seu mandato de deputada estadual.

Na ocasião, foi lançado o programa ‘Saúde no Prato’, destinado a crianças da rede municipal de ensino com restrições alimentares. “O ‘Saúde no Prato’, único do Brasil, é um projeto para cuidar das nossas crianças. A alimentação saudável para as nossas crianças além da escola já existe. O programa vai garantir essa alimentação saudável contínua às crianças que têm restrição alimentar porque é muito fácil falar de todo mundo e colocar todo mundo na mesma caixinha, tratar todo mundo como igual, mas cada criança é diferente”, disse Ana Carolina.

Segundo a primeira-dama, a alimentação na escola já é boa. “Mas pode ser ainda melhor, desde que sob medida para as crianças com as devidas intolerâncias. Temos, atualmente, 1.284 crianças mapeadas com patologias relacionadas à intolerância alimentar”, revelou.

O objetivo do programa é prestar assistência nutricional, social e psicológica para as crianças em seus próprios domicílios, para que elas recebam em casa a mesma alimentação saudável oferecida nas unidades escolares, inclusive aos finais de semana. A iniciativa inclui também orientações para os pais ou responsáveis. A Prefeitura irá realizar o fornecimento administrativo, técnico e operacional da iniciativa.

Para que a criança esteja apta ao programa, os pais ou responsáveis legais deverão apresentar laudo emitido pelo SUS (Sistema Único de Saúde) com o diagnóstico nutricional. As crianças do período integral receberão o reforço alimentar para o fim de semana; já aquelas que estudam meio período terão à disposição outro período mais aos sábados e domingos.

Despedida

Em clima de despedida, o prefeito Paulo Serra ressaltou a representatividade que o município voltará a ter na Alesp. “Ficamos felizes. Voltaremos a ter uma representatividade maior na cidade, do nosso projeto, da região, mas também triste por não ter mais a Ana Carolina a frente do Núcleo de Inovação. Sem nenhum demérito, porque sei que o trabalho vai continuar da mesma qualidade, no mesmo ritmo, mas ela que começou isso como um filho, uma filha, desde o início e tenho certeza que ela também compartilha essa emoção de assumir um novo desafio mas, de também com essa tristeza de que, de alguma forma, ficou mais distante de nós”, afirmou.

O vice-prefeito, Luiz Zacarias, também fez homenagem à primeira-dama. Em seu discurso, avaliou que Ana Carolina agiu, nestes quase 7 anos de trabalho, como uma “mãe de Santo André”.

Já Ana Carolina se demonstrou satisfeita com o trabalho executado ao longo dos anos. “Estou muito feliz que esse trabalho em conjunto deu certo e atendeu muito as pessoas em situação de vulnerabilidade na nossa cidade e mais do que isso, deu um engajamento e uma nova consciência ao município de Santo André, de se olhar o todo e não olhar somente a questão da individualidade. Então, acho que essa é a melhor lição que tiramos da atuação do Núcleo de Inovação Social. O Núcleo de Inovação Social veio para mostrar que a união é a melhor ferramenta de transformação mais rápida. Fico muito feliz em poder ter tirado isso do papel e ter transformado em realidade”, revelou.

Serra ainda lembrou que na história da cidade, nunca nenhum prefeito e primeira-dama permaneceram no mandato, durante mais de seis anos. “A cidade nunca havia vivido com um prefeito e uma primeira-dama que ficassem mais de 6 anos seguidamente no mandato. E vemos o quanto essa continuidade acaba favorecendo a vida das pessoas. Os programas não são interrompidos. Não precisa rediscutir, reaprender. E a cidade, há 20 anos não tinha uma continuidade formal, mas conseguimos manter correntes com o prefeito e a primeira-dama. Então, isto também faz diferença”. 

A partir desta quarta (15), o Núcleo de Inovação Social e o Fundo Social de Solidariedade ficarão sob comando de Ana Cláudia de Fabris.