Analítica Aumentada poderá beneficiar todas as áreas do negócio
Opiniao

Analítica Aumentada poderá beneficiar todas as áreas do negócio

Conhecida como o futuro da análise de dados, o Analítica Aumentada (ou a tradução imperfeita do inglês Augmented Analytics) já é realidade para grandes empresas. Providenciando insights e mensurações, facilita a vida não só dos cientistas de dados, mas de todas as áreas do negócio.
Segundo os especialistas da Consultoria Gartner, essa tecnologia associa áreas específica de inteligência aumentada, como a aprendizagem de máquinas (ou machine learning) para transformar o conteúdo analítico de modo que ele seja desenvolvido, consumido e compartilhado.
A grande tendência nessa área nos diz que os recursos analíticos aumentados avançarão rapidamente para a adoção principal, como um recurso importante de preparação de dados, gerenciamento de dados, análise moderna, gerenciamento de processos de negócios, mineração de processos e plataformas de ciência de dados.
Insights automatizados de análises aumentadas também serão incorporados em aplicativos corporativos – por exemplo, os departamentos de RH, finanças, vendas, marketing, atendimento ao cliente, compras e gerenciamento de ativos – para otimizar as decisões e ações de todos os funcionários dentro de seu contexto, não apenas aqueles de analistas e cientistas de dados.
Tudo isso levará à ciência de dados de cidadãos, um conjunto emergente de recursos e práticas que permite aos usuários cuja tarefa principal está fora do campo de estatística e análise extrair insights preditivos e prescritivos dos dados.
Até 2020, o número de cientistas de dados de cidadãos crescerá cinco vezes mais rápido que o número de cientistas especialistas em dados.
As organizações podem usar cientistas de dados de cidadãos para preencher a lacuna de conhecimento em ciência de dados e aprendizado de máquina causada pela escassez e pelo alto custo dos cientistas de dados.