Antigo prédio da Telefônica, em Sto.André, acumula água parada
Cidades

Antigo prédio da Telefônica, em Sto.André, acumula água parada

O antigo prédio da Telefônica, localizado na esquina da Avenida Portugal e Rua Justino Paixão, no Centro de Santo André, está desativado e fechado, mas tem acumulado água parada no último andar, intensificando o risco.

No ABC, casos de dengue aumentaram 481%. Em Santo André, apenas um caso de dengue foi registrado nas primeiras duas semanas de janeiro de 2023. Mas, neste ano de 2024, no mesmo período, foram 25 casos, o que corresponde a alta de 2.500%.

De acordo com o Ministério da Saúde, para prevenir as doenças transmitidas pelo inseto Aedes aegypti, transmissor da dengue, é fundamental evitar o acúmulo de água parada, onde ocorre a proliferação do mosquito.

Questionada sobre o caso, a Prefeitura de Santo André, respondeu à Folha: 

“O munícipe pode denunciar situações de acúmulo de água através do 0800 0191944 ou aplicativo Colab. Após receber a denúncia, uma equipe do Departamento de Vigilância à Saúde vai até o local e realiza a inspeção e coleta as larvas encontradas para análise, além de realizar controle mecânico dos focos, assim como aplicação de larvicida.

O proprietário do local é orientado, e no caso de não dar acesso à equipe é autuado.
 
No caso do referido prédio, uma equipe da Vigilância Sanitária estará no local na tarde desta segunda-feira (5) para fiscalizar e tomar as devidas providências”.