Ao Dr. Adolfo
Opiniao

Ao Dr. Adolfo

“O sábio Marco Aurélio dizia que a vida é uma arte que tem de ser reaprendida todos os dias. Passamos grande parte do nosso existir esperando viver um fato extraordinário, quando em verdade o que devemos fazer é viver extraordinariamente bem o ordinário.”
(Dr Paulo Marçal, em seu livro “Não Estamos Sós”)

Dr. Paulo Marçal foi um médico extraordinário que se dedicou tanto à Medicina, que, ao chegar exausto em casa, do hospital ou do consultório, ainda atendia com paciência e dedicação aos chamados em domicílio, em altas horas da madrugada. Há meses, escrevi um artigo em homenagem póstuma a ele, após ler e reler seu magnífico livro, um tesouro.
Hoje, minha homenagem é para alguém muito parecido com Dr. Marçal em muitas facetas de personalidade, eficácia e responsabilidade no desempenho da Medicina. Conhecemos este Médico há muitos anos, desde que seus filhos eram pequenos. Hoje, um é advogado e dois deles trabalham com o pai, na clínica em Mauá, dentro da Medicina. Dr. Adolfo Carlos Nardy é super conhecido e admirado por seus pacientes, pois todos têm coisas magníficas para contar sobre a competência e generosidade do Dr. Adolfo. Além de marido, pai, avô e amigo exemplar, ele é “O Dr.” dos milhares de doentes da região do grande ABC, muitos dos quais, acabam saindo da clínica com os remédios nas mãos e os corações aliviados e agradecidos.

É conhecido como “o médico que fez o parto de minha mãe, quando nasci, fez o meu parto, cuidou de meu bebê, cuida da minha Nona, de meu pai, de meus irmãos, de meu marido e meus sobrinhos. É médico de nossa família toda!”. Como isto é raro hoje em dia! Um médico que trata toda a família, em todas as áreas da Medicina, participar dos mais variados congressos médicos mundiais, trazendo os mais recentes tratamentos a seus pacientes. Raros são os “Médicos de Família”. É uma posição estafante em Medicina Clínica Geral, mas,  Dr Adolfo, começa muito cedo seu dia, faz cirurgias, visita os operados, e vai para Mauá, onde dezenas de pacientes saúdam, com carinho, sua chegada, todos os dias. Quando eu vou a sua clínica, algumas vezes ao ano, gosto de ouvir as histórias do maravilhoso trabalho do Dr. Adolfo. Puxo conversa na sala de espera e percebo que o devotamento e respeito são recíprocos: os pacientes adoram o médico que cuida deles e de suas famílias com tal dedicação e sabedoria. Assim, como dizia Marco Aurélio, Dr. Adolfo vive extraordinariamente bem seu dia a dia, num trabalho que mais parece uma Missão dentro da Medicina. Deus Poderoso o conserve assim, Dr. Adolfo, para a alegria de todos nós, seus pacientes e amigos. Até!

Glorita Caldas é professora e consultora da LAC Consultoria, e-mail: glocaldas@uol.com.br