Aprenda a lidar com sua mente
Opiniao

Aprenda a lidar com sua mente

02/03/13

A mente faz a intermediação entre o soma (corpo) e o espírito. O espírito é o morador do corpo, ou seja, ele faz do corpo a sua casa e se expressa através dele. A mente é moldada conforme crescemos e formamos a nossa identidade, o nosso eu, o ego. A experiência adquirida no caminho da vida passando por todas as suas fases, contribui para formar aquilo que chamamos de pensamento. O pensamento nada mais é do que experiência, portanto ele está vinculado ao passado.
Quando estamos pensando o cérebro mobiliza várias áreas corticais para dar coerência a este pensamento bem como agregar emoção. As experiências passadas, registradas no inconsciente e a maioria delas com forte conteúdo emocional, formam a base dos pensamentos.
A mente e o corpo interagem constantemente e mesmo que não tenhamos consciência disto, esta interação é parte importante da nossa comunicação com o meio interno e as coisas ao nosso redor. Normalmente a mente distraída com as coisas externas dificulta sentir esta comunicação interna e boa parte da nossa saúde física e psíquica depende desta comunicação eficiente.
O pensamento representa um subproduto da mente. É uma capacidade que adquirimos com o passar do tempo no processo evolutivo e que só os seres humanos possuem. Esta capacidade de pensar e, portanto poder fazer escolhas de atitudes, tem gerado muitos conflitos internos com relação a expressar o amor ou o ódio. Aquilo que deveria nos refinar como seres humanos, nos tornar mais espirituais, altruístas para querermos o bem de toda a raça humana, foi e está sendo usado como uma arma de destruição, porque os conceitos que são colocados na mente humana e acreditados como verdades absolutas, deturpam o amor e a bondade. 
Desta forma, com estes conflitos muito bem estruturados no inconsciente, precisamos buscar conforto em algo fora de nós e muitas vezes no além. 
Se soubéssemos que a felicidade e o amor estão muito mais próximos do que imaginamos, estão em nossos corações, poderíamos eliminar, pelo menos em parte, a ilusão na qual vivemos. Para isso é preciso soltar o passado que está atrelado ao pensamento e desenvolver a atenção plena no presente. Este é um processo doloroso mas necessário para vivermos todo o nosso potencial.
Só quando aprendemos a soltar o passado, esvaziar a mente do que é velho e abri-la para o novo é que poderemos sentir o espírito, porque, neste momento, não há o bloqueio desta comunicação feito pelo pensamento. Aprenda a meditar e viva uma vida mais plena e feliz.
Yoga online e meditação. www.reabilitaac.com.br

Prof. Almir de Carvalho é especialista em acupuntura pela Universidade de Beijing (China), pós graduado em yoga pela FMU