Aproveite o momento
Opiniao

Aproveite o momento

Você é mãe. Pega o carro, chega atrasada na empresa e, antes que possa dar bom dia, ouve uma bronca do chefe. As pessoas naquele local sequer olham uns aos outros, a vida toma proporções complicadas, você começa a se estressar e sente sua saúde indo para o ralo.
Todos os dias tem sido difícil. Quando acha um tempo vago em sua agenda, você tenta visitar o médico, terapeuta, psiquiatra a fim de saber por que o mundo está indo na contramão. Os filhos não os vê, pois para garantir o pão de cada dia, sua jornada começa antes de eles acordarem e você vai pra cama quando já estão dormindo.
Aí vem o domingo, uma tarde ensolarada e vai fazer o quê? Aproveitar seus filhos… Errado! Você vai querer descansar e dormir profundamente sem saber de nada. Só quer respirar o que não respirou o mês inteiro. Você não está nem aí para cavalinho, pula-pula, amarelinha, futebol, video-game. Ao contrário. Desejaria que estivesse sozinha num campo cheio de flores sentindo o ar puro da natureza ao som do silêncio, sem falar com ninguém, mas a realidade dá murros na cara dos sonhos.
E, por falar em flores, quando você leva sua filha à escola a pé, a menina quer parar no meio do caminho para apanhar rosas e margaridas. “Flores, menina? que flores o quê… deixa isso pra lá que estou com pressa’’ Dias vão, dias vêm, e você não realiza que seus filhos estão crescendo ao mesmo tempo em que almeja galgar degraus na empresa, a fim de comprar sua casa e trocar seu carro: coisas supérfluas para o amor que os filhos querem te oferecer – do jeito deles, claro.
Agenda lotada, notificações eletrônicas, toques de celular, está difícil esquecer isso. E, justamente naquele dia quando você está para sair de casa e com pressa a fim de levar seu filho menor na natação, ele revira a dispensa na busca de saborear um gostoso chocolate. O verbo saborear, aliás, há muito, já foi abolido de seu vocabulário: Só resta um gosto amargo, (e por opção sua!). Dentro do carro, já na garagem, seu caçula insiste em investir um bom tempo a fim de prender o ursinho no cinto de segurança. “Vamos logo com isso menino, senão chegaremos atrasados”. ´Atrasado´ – esse sim, é um vocábulo onipresente no seu dia-dia.
Hoje, seu filho pula de alegria quando você chega esgotada do trabalho, mas o que você quer é sua cama. Hoje seu filho pede pra ler um livro; amanhã as páginas estarão viradas e ele vai dar atenção aos amigos. Tempo para brincar com os filhos, ler uma história, ajudá-los na lição, nunca poderá ser menos importante do que o seu chefe. Hoje, você reflete sobre isso, mas agora seus filhos te esqueceram, pois eles já estão crescidos!

“Beleza exterior é como água: exposta ao sol, evapora!” – autor desconhecido