Austrália incentiva intercâmbio para pesquisas
Negócios

Austrália incentiva intercâmbio para pesquisas

Anualmente, o Governo da Austrália investe cerca de 23 bilhões de reais no financiamento de pesquisas e desenvolvimento de novas tecnologias. Existem diferentes fundos que oferecem benefícios que variam de R$16 mil a pouco mais de R$2 milhões por projeto. O país mantém diferentes programas que estimulam a colaboração internacional, projetos, principalmente aqueles voltados para áreas de importância crítica e imediata para a Austrália e de alto impacto no mundo, como mudanças climáticas, alimentação e saúde, recursos como solo, água e transporte. Atualmente, cerca de 70% dos trabalhos financiados pelo Conselho de Pesquisa Australiano (Australian Research Council) envolvem colaboração internacional.

 Segundo o conselheiro de Ciência e Educação da Embaixada australiana no Brasil, Niclas Jönsson, o principal objetivo é apoiar o engajamento bidirecional entre a Austrália e o restante do mundo. “Queremos explorar as oportunidades de cooperação entre países em educação, treinamentos, ciências e pesquisas, promovendo o intercâmbio de estudantes nas duas vias e a mobilidade acadêmica e de pesquisa”, ressalta.

 A maioria dos programas de financiamento é aberto a candidatos estrangeiros, desde que eles se inscrevam através de organizações australianas. O país tem 41 universidades, 125 centros de ensino superior e mais de 1.41 milhões de estudantes, sendo quase 26% deles estrangeiros.