Autodesenvolvimento: relevante habilidade
ARY SILVEIRA BUENO

Autodesenvolvimento: relevante habilidade

As mudanças, as transformações, entre elas a digital, as constantes e velozes revoluções tecnológicas, tem exigido das pessoas, social e profissionalmente, atualizações, adaptações e autodesenvolvimento, sem precedentes.
Mais do que nunca, o propósito, a missão de vida, o legado que se quer e possa ser construído, exige que a pessoa se auto desenvolva. Para isso ela deve também aprender a gerenciar melhor os recursos, entre eles o tempo e acima de tudo, ter muito Foco. Nada Fácil, mas é o grande Desafio e também ótima Oportunidade para quem melhor trabalhar com esta realidade e se valer dela, para crescimento pessoal e profissional.
No Ecossistema Brasil 5.0 do Instituto Micro Power, temos trabalhado as seis habilidades: Agil Mindset, Mudanças, Conflitos, Cultura, Autodesenvolvimento e Encaminhamento Social, com cursos rápidos, gravados e Online; muito oportunos.
Reproduzo texto dos Conselheiros Consultivos do Brasil 5.0 para o Fundamento/ Habilidade: Autodesenvolvimento, com a Curadoria do Professor Phd Pedro Martins, CEO da PM Hub.
“As demandas por inovação constante, as rápidas mudanças e a acelerada obsolescência de produtos e processos, advindos dos impactos da Transformação Digital, impõem um processo de renovação e atualização continuada dos nossos conhecimentos e habilidades. As organizações precisam oferecer as condições favoráveis para que ocorram o aprendizado e o desenvolvimento de novas competências técnicas e comportamentais nas atividades diárias, propiciando e estimulando o autodesenvolvimento das pessoas, bem como seu engajamento em projetos inovadores e colaborativos, compartilhando seu conhecimento.
A implantação de um ambiente favorável ao autodesenvolvimento é fator de sucesso nas Organizações que estejam vivendo a Transformação Digital de processos e modelos de negócio, considerando que a aprendizagem e o desenvolvimento que impactam o desempenho das pessoas ocorrem, em 90% dos casos, durante as atividades de trabalho, que correspondem a 70% adquiridas durante o trabalho individual, mais 20% adquiridas por meio de interações e de forma colaborativa. Os 10% restantes são adquiridos a partir de ações instrucionais formais: cursos presenciais e online. (Modelo 70-20-10).
Um ambiente favorável ao autodesenvolvimento contém elementos que propiciam às pessoas obter formações, informações e orientações em pesquisas em bases de conhecimento ou com apoio de especialistas, comunidades de prática e também por meio do aprendizado formal em cursos presenciais ou online.”
Conheça a Academia Brasil 5.0 e o curso do Prof. Augusto Gaspar da TCG Consult: Autodesenvolvimento Potencializando o Protagonismo,
Visite: https://www.brasil50.org.br/capa-citacao/cursos/autodesenvolvimento/