Barca furada
Opiniao

Barca furada

Fazer transferência em bancos; trocar um simples móvel que foi entregue errado ou cancelar uma titularidade de qualquer coisa: tv a cabo, cartão de crédito e afins são coisas banais que, em qualquer país desenvolvido se faz num piscar de olhos, exceto no Brasil. Em países desenvolvidos as operadoras de telefonia móvel têm uma estação de sinal em cada esquina. Aqui não existe sinal nas rodovias e as operadoras só garantem 75% do sinal em bairros.
O Brasil tem o melhor futebol do mundo, a maior selva do mundo e é onde mais se samba – literal e metaforicamente. É o país onde mais se desperdiça comida por metro quadrado do globo, contrastando com a maior produção de gado e frango do planeta. Aqui há a maior quantidade de impostos; a maior quantidade de partidos; a maior quantidade de parlamentares e nenhum outro país tem a fo-lha de pagamento tão cara para políticos quanto no Brasil. De todos os países ditos democráticos é o único onde o voto é obrigatório, ainda que o título não se faz necessário para votar. De todas as nações que já sediaram copa do mundo, o Brasil foi o único que ultrapassou a marca de um bilhão de reais para erguer estádios – sobrou dinheiro!
Os aeroportos não funcionam como deveriam; para estacionar o carro é um parto e as informações por parte dos funcionários são divergentes. É inadmissível a inexistência de voos diretos entre as principais capitais do mundo. Os aviões atrasam por motivos pífios e as autoridades culpam a meteorologia; além do que comprar passagem aérea online é dispendioso. As estradas vão de mal a pior, o IPVA não serve pra nada, pois não vemos o retorno disso; São Paulo é um dos maiores polos comerciais do mundo e, no entanto, tem menos do que a metade de linhas de metrô do que tem na cidade de Paris.
O país é o mais lento do mundo no quesito ‘fechar empresa’: enfrenta-se inúmeras certidões, contratos, balanços, guias, pedidos em cartórios, receita federal, prefeitura e até conselhos de profissionais da área é necessário – em países desenvolvidos leva-se dois dias. Para reservar um hotel via internet você entra online, faz a reserva, deposita a metade e aguarda confirmação. Em países desenvolvidos, em menos de cinco minutos se faz isso via telefone apenas com o cartão de crédito.
Só aqui no Brasil existe tomada de três pinos grossos e três pinos finos – você vai comprar um aspirador de pó e, ao chegar em casa, o eletrodoméstico não entra: frustrante! E a identidade então: o sistema não é interligado entre Estados e, se eu quiser ter um RG para cada 26 Estados mais o Distrito Federal, eu posso – mão na roda para um falsário. Se ligarmos 190, vão querer levantar toda nossa ficha e isso vai demorar muito, vão nos colocar na linha com outra pessoa e se for um caso de vida ou morte, morrer, portanto, será possível – em países desenvolvidos a polícia chega num instante. Esperamos um bom governo a partir desse 2019, mas o que vem pela frente são apenas demagogias baratas!
Brasil é uma ineficiente máquina burocrática onde a desonesta politicagem reina soberba.

“No Brasil , o fundo do poço é apenas uma etapa” – Luís Fernando Veríssimo, escritor, cartunista e autor de teatro gaúcho.