Beleza incomparável
Opiniao

Beleza incomparável

17/03/2012

O Brasil já sabia e agora tornou-se oficial. Cataratas do Iguaçu, esse encanto é nosso! No dia 25 de maio deste ano, teremos o reconhecimento internacional, confirmado pela New7Wonders, of Nature, entidade organizadora desse mega evento.
Para fazer parte dessa terceira maravilha do mundo, não foi nada fácil, pois fazem parte 440 atrações turísticas de 200 países e territórios inscritos.
As Cataratas do Iguaçu, que se encontram majestosas na fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, com milhares de turistas de todo o mundo – sem distinguir época do ano, tanto que a passagem muda entre o período das secas e das chuvas, como se fossem um dos cartões postais mais belos encantando a todos aqueles que se dirigem a essa paisagem sensacional que o visitante verá, sem dúvida emocionado.
No Parque Nacional, tombado como Patrimônio da Humanidade em 1986, vêem-se mirantes e passarelas e nos arredores uma grande população visitando de barco, helicóptero, tendo a maravilha das cataratas ao fundo.
Esse local faz fronteira com a Argentina e juntando os dois países possui mais que 275 mil hectares de floresta, flora e fauna, formando assim um patrimônio de beleza, uma das novas maravilhas da natureza que já estão entre as 28 finalistas da eleição mundial.
Em séculos passados, muitas riquezas desapareceram pela ação do homem, afinal existe uma teoria que a civilização é realizada em ciclos e segundo consta Sete Quedas, não foi possível restabelecê-la.
Sua beleza, o volume de água eram maiores do que as Cataratas do Niágara, na fronteira entre os Estados Unidos e o Canadá. Tal maravilha desapareceu quando da formação do lago da Usina de Itaipu.
No caso da Hidroelétrica de Itaipu não existir, o nosso País estaria com sérios apuros em matéria de eletricidade.
O desaparecimento de uma das mais fantásticas paisagens que a natureza deu ao País, está completando 22 anos.
Por mais que esse fantástico evento esteja gravado na retina, nunca, por mais que tenhamos uma boa memória, conseguiremos reproduzir a imagem impres-sionante da água caindo para o abismo com ruído ensurdecedor.
Aliás, quem viu teve sorte e quem não viu jamais verá. Muitos poderão apreciar por filmes e vídeos, mas não será a mesma emoção.

Israel Zekcer, vereador de Santo André, médico pediatra e alergista, deputado estadual de São Paulo por três gestões, Secretário de Esportes e Turismo do Estado de São Paulo.