Biblioteca da Fundação Santo André é aberta à comunidade
Cidades

Biblioteca da Fundação Santo André é aberta à comunidade

A Biblioteca Comunitária do Centro Universitário Fundação Santo André – Prof. Dr. Jacob Daghlian recebe, em média, 800 leitores por mês, em busca de conhecimento. São mais de 42 mil títulos e 62 mil exemplares disponíveis para o público interno e externo, entre livros, revistas e quadrinhos. Desse total, cerca de 20% estarão disponíveis na área circulante. Qualquer pessoa pode se associar e receber um cartão para empréstimo de material, apresentando uma foto 2×2 ou 3×4, um comprovante de residência e o documento de identidade (RG ou CPF). Pessoas menores de 18 anos deverão ser acompanhadas de um responsável (pai ou mãe).

A Biblioteca Comunitária foi fundada em 2004, com o objetivo de democratizar o acesso à leitura entre a população da região, onde existe carência de atividades culturais. O local conta com um acervo variado, entre livros, revistas, jornais diários, publicações seriadas, mapas, banco de teses, videoteca, deveteca e gibiteca.

De acordo com o Professor Rodrigo Cutri, reitor da Fundação Santo André, os temas mais procurados no acervo da Biblioteca variam de acordo com o público. “No caso de público externo a procura maior são pelos livros de gestão. O público interno procura temas ligados a psicologia, biologia e engenharia por serem cursos tradicionais da Fundação Santo André com muitos alunos. Recebemos muitas pessoas do ensino médio e superior e também trabalhadores que não possuem acesso aos livros em casa”.

O destaque da Biblioteca está na acessibilidade, com um enorme acervo em braile. Conta com um computador reservado para pessoas com deficiência visual e baixa visão que contém o software DOSVOX, além de um scanner que realiza a leitura de livros físicos e um teclado braile com teclas em alto contraste, com a disponibilidade de um bibliotecário para auxiliar na pesquisa. “A FSA oferece aos seus alunos acesso exclusivo a Biblioteca Digital com milhares de livros e possibilidade de impressão e possui em seu site a possibilidade de leitura online com libras”, reforço o reitor do Centro Universitário.

A Biblioteca Comunitária do Centro Universitário Fundação Santo André – Prof. Dr. Jacob Daghlian  funciona de segunda a sexta das 9h às 21h45 e aos sábados das 9h às 13h45. Ao todo são 300 lugares para estudo e consulta. Os usuários têm à disposição computadores ligados à internet. Mais informações no site: www.fsa.br.

 

 Foto: Divulgação