Bill Gates: o mosquito é o animal mais mortífero do planeta
Opiniao

Bill Gates: o mosquito é o animal mais mortífero do planeta

Este ano, à medida que o Covid-19 se espalha pelo mundo, é importante lembrar que o animal mais mortal do mundo não fez uma pausa durante esta pandemia. O mosquito, segundo alerta Bill Gates, pica todas as noites, infectando milhões de pessoas com malária – uma doença que mata uma criança a cada dois minutos de cada dia.
Nesta Semana do Mosquito devemos lembrar aprender por que as interrupções causadas pela pandemia podem colocar em risco todo o progresso incrível que o mundo fez contra a malária.
Vale lembrar a história Benim, país da África Ocidental, onde lançaram um programa inovador de distribuição de redes de cama, apesar dos desafios colocados pelo coronavírus.
Bill Gates pergunta: qual é a melhor hora para matar mosquitos? Enquanto eles fazem amor ao pôr do sol. Sem brincadeiras.
Esta é apenas uma das muitas descobertas fascinantes que estão sendo feitas em um lugar chamado Mosquito City. Localizada nos pântanos do centro da Tanzânia, a “cidade” abriga a maior colônia de mosquitos em cativeiro do mundo usada para pesquisar maneiras de combater a malária e outras doenças transmitidas por mosquitos.
Os cientistas trabalham dia e noite para entender melhor o comportamento dos mosquitos (como, quando e onde gostam de fazer sexo), bem como abordagens de ponta para capturar, repelir e, o mais importante, matá-los.
Bill Gates lembra que ouviu falar pela primeira vez sobre a Cidade do Mosquito, durante uma viagem à África há vários anos, em que conheceu cientistas de uma organização de pesquisa em saúde da Tanzânia que administra o local, o Instituto de Saúde Ifakara.
“Embora não tenha tido a oportunidade de visitar, Fedros Okumu, cientista-chefe de Ifakara, um vídeo demonstrou como eles conseguem sangue suficiente para alimentar todos os mosquitos, observei o momento em que Fredros coloca seu braço em uma gaiola contendo mais de 500 mosquitos muito famintos para uma alimentação! Para colônias de mosquitos maiores, precisam de animais maiores para se alimentar. Nesse caso, uma vaca está no cardápio do jantar desses mosquitos.