Brasil 6.0 e o Agro Brasileiro
ARY SILVEIRA BUENO

Brasil 6.0 e o Agro Brasileiro

A Contribuição do Ecossistema Brasil 6.0
para o forte AGRO brasileiro
Fui convidado pelo Prof. Dr. Marcos Peters para uma Live em 24/03, quinta feira, 19h00, para falarmos um pouco do Ecossistema Brasil 6.0 lançado em meados de 2.020 e a sua contribuição para o forte AGRO brasileiro.
A Live focará em alguns relevantes aspectos da Transformação Digital e da Inovação pelo Ecossistema Brasil 6.0 e do Empreendedorismo Inovador (startups), vinculados ao AGRO, tendo como suporte os 5 Pilares do Brasil 6.0 e dos seus 23 Fundamentos, a E-Digital (Decreto 9.319/2018), as principais Tecnologias Digitais Habilitadoras – TDH e o ESG (Environmenntal, Social e Governance).
O objetivo da Live, nos adiantou o Prof. Peters, é o de passarmos como foi estruturado o Ecossistema Brasil 6.0, inspirado e suportado pela E-Digital, como foi realinhado em 2022 harmonizando ao ESG e como pode ele de maneira efetiva contribuir com os diferentes setores sócios-econômicos, aqui em especial o AGRO, cuja cadeia representa em torno de 25% do PIB Nacional.
Sensibilizar todos os agentes da Sêxtupla Hélice (Harmonização da Tripla Hélice com ESG), quanto a urgência e relevância da Transformação Digital e da Inovação; Fomentar os Ecossistemas Regionais por meio das Experiências de Sucesso (benchmarking) e Promover a Educação e a Capacitação Digital, são as Ações Táticas que conjugadas com as Ações Estratégicas da E-Digital, formam o conjunto técnico e legal, com os quais as Entidades e Organizações devem contar para suportar as mudanças, transformações e as revoluções tecnológicas que devem ser ‘evolucionárias’ em prol da Pessoa 6.0, ela no centro de tudo – priorizada e de uma Sociedade 6.0 e seus 4 Fundamentos: Pessoa ao Centro, Qualidade de Vida, Inclusão e Sustentabilidade.
Serão compartilhados alguns dados do AGRO, como o papel da Câmara Temática AGRO 4.0 do MCTI, do documento Radar Agtechs da Embrapa publicado em maio de 2021 e outros.
O AGRO brasileiro e toda a sua cadeia pode contribuir ainda mais com o Brasil, contando com o Ecossistema Brasil 6.0 e com a breve nova versão revisada da E-Digital, contemplando os novos requisitos de uma realidade sempre em transformação, novos marcos legais, práticas de transformação digital, de inovação e de outros aspectos relevantes e urgentes do segmento, fundamental para uma efetiva Sociedade 6.0.
Daí a relevância ainda maior do AGRO brasileiro no cenário mundial, em função do acima exposto; não nos esquecendo do especial momento global que vivenciamos.
FINALIZANDO
Para o desenvolvimento do texto, destaquei alguns elementos:
– o uso do título e do propósito da Live de 24/03 – Brasil 6.0 e o AGRO;
– menção da Câmara do AGRO 4.0 e do Radar Agtechs; e
– do Ecossistema Brasil 6.0, com o seu Propósito.
O objetivo é o de sempre trabalharmos os alinhamentos de Cases/Experiências de Sucesso com o Ecossistema Brasil 6.0, a E-Digital, as TDH e o ESG.
Por último, a Live objetiva também falarmos das tendências, da difusão de conhecimento e estimular o debate e a prática transformadora que tem ocorrido no AGRO nas últimas 5 décadas, com o extraordinário resultado obtido pela Embrapa.
Que o AGRO brasileiro continue na vanguarda transformação digital e inovação, contribuindo para que o Brasil não só permaneça entre os dez países mais digital do mundo, mas também esteja entre os TOP TEN no campo da Inovação. Desafio grande, oportunidade ainda maior!
Um maior avanço do AGRO no Brasil conta com os elementos mencionados, entre outros, requerendo uma ainda melhor Governança do arcabouço técnico e legal, para uma ideal Segurança Alimentar, Nutrição e Saúde global.
Junte-se à nós e participe da Live no Instagram @ffemcampo.
Conte com o Ecossistema Brasil 6.0!