Brasil x EUA
Opiniao

Brasil x EUA

Lá nos Estados Unidos não existe registro CLT, décimo terceiro, licença maternidade remunerada, sequer existe a Justiça do Trabalho.
Daí você está nos Estados Unidos e começa a trabalhar de garçom. Você não terá salário, apenas tips (gorjetas), já que é algo cultural por lá e – ao término do mês – você ganhou 2 mil dólares só de tips. E olha que interessante: Você não precisará pagar INSS, FGTS, nem recolher nada para o sindicato, além de outras roubalheiras em nossa fonte pagadora. Conclusão: Nosso salário aqui no Brasil é mais desonesto do que as gorjetas do EUA.
Lá não tem SUS, o sistema de saúde não é dos melhores e os convênios são caríssimos. O salário mínimo aqui do Brasil, se convertermos para dólar, será algo em torno de $200 – dinheiro esse que você ganha em um dia de trabalho – apenas com gorjetas – num restaurante. Podemos dizer que o salário mínimo do Brasil é a gorjeta do café nos Estados Unidos, ou seja, talvez eles sejam mais honestos em optar por não ter Justiça do Trabalho, porque aqui, tal departamento passa a mão em 50% de nosso salário todos os meses. Convênios médicos na terra Tio Sam nos EUA são caríssimos, mas como o capital tem um bom giro e os EUA é o país mais consumista do mundo, então, independente, de seu emprego, você não ganharia mal.
Lá não existe faculdade federal ou estadual, e as cotas de bolsas nas universidades privadas chegam a 75%. Logo, você não precisa pagar uma faculdade privada, já que terá uma bolsa de estudo. Lembrando que quem é aprovado em Instituições públicas aqui no Brasil é porque, talvez, teve um ensino no colégio de primeira qualidade, não generalizando, claro. O sistema de cotas fomentado pelo Ministério da Educação brasileira ultrapassa as barreiras burocráticas da normalidade. Conclusão: Faculdades públicas no Brasil acabam por incentivar segregação de classe social.
Nos Estados Unidos existe pena de morte e prisão perpétua, porém, fazer isso aqui no Brasil não minaria a violência que percalça este país, mas acabaria com a raça daquele ladrão com armas em punho que surpreendeu sua família dentro de sua casa quando você voltava cansado de um dia honesto de trabalho. Deveria existir castração química para estupradores e pedófilos aqui também. Nos EUA os delegados, juízes e promotores são eleitos pela comunidade. No Brasil, essas autoridades são eleitas em plebiscito, o que deixa nossa política mais organizada, porém, porcamente administrada.
E pelo que tudo indica, nosso atual comandante em chefe pretende acabar com décimo terceiro, tirar vale transporte e aumentar a carga horária de trabalho: Abuso de poder!