Braskem forma primeira turma do projeto Costura Criativa
Negócios

Braskem forma primeira turma do projeto Costura Criativa

O Costura Criativa, projeto da Braskem em parceria com Senai e Prefeitura de Mauá, reaproveita uniformes usados pelos funcionários da Braskem para a produção de novas peças como bolsas, necessaires etc. O projeto que começou em junho, acaba de formar sua primeira turma. Ao todo, 28 mulheres estão se formando e todas são moradoras das cidades de Mauá, Santo André e da Zona Leste de São Paulo. A segunda turma do programa terá início no dia 18 de agosto e contará com a presença de mais de 30 mulheres.

 
O programa surgiu com o intuito de capacitar e incentivar talentos e habilidades de costura, ensinar uma nova forma de geração de renda às famílias e conscientizar a população sobre a importância e possibilidade de reuso na confecção de novos produtos. As participantes utilizaram como material, os uniformes dos integrantes da Braskem que não seriam mais utilizados e os transformaram em novas peças. Ao todo, foram 200 horas de aprendizado, onde as alunas tomaram aulas de corte e costura, desmanche das peças de roupa, utilização da máquina reta e overloque, corte de tecido e acabamento.
 
A aluna do projeto, Fabiana Decco, 48 anos, conta como ficou grata por ter sido escolhida para um programa tão especial. “Fiquei encantada com o curso. Além de aprender muitas técnicas de costura, fui encorajada e desafiada a dar utilidade a roupas que não tinham mais uso, transformando-as em objetos práticos. Foi um período precioso que despertou em mim a vontade de explorar o universo da costura criativa. Tenho pensado em seguir na área e vontade de dar um novo significado a objetos contribuindo com a sustentabilidade, criando peças únicas e personalizadas”, comenta.
 
A segunda turma inicia suas aulas ainda em agosto e é composta por mulheres inscritas na primeira divulgação realizada. Foram mais de 1.300 inscrições no lançamento do projeto. O curso será realizado no Centro Público de Economia Solidária de Mauá, em dois grupos, um para aulas ministradas pela manhã e outro a tarde.
 
“O projeto superou nossas expectativas, uniu dois pontos muito importantes dentro de nossa diretriz: a capacitação da comunidade, que permitiu ao final do curso concluírem o aprendizado com possibilidade de geração de renda e ainda a reutilização de nossos uniformes para produção de novas peças. Com o Costura Criativa, as alunas beneficiadas aprenderam na prática um pouco sobre economia circular e sustentabilidade. Seguiremos com o projeto formando novas turmas”, explica Thais Rodrigues, coordenadora de Relações Institucionais da Braskem Sudeste.