Câmara de S.Caetano: 100 dias da presidência de Pio Melo
Política

Câmara de S.Caetano: 100 dias da presidência de Pio Melo

Cem dias de trabalho, gestão eficiente e êxito na articulação política. É desta forma que o presidente da Câmara de São Caetano, Pio Mielo (PMDB), resume os 100 primeiros dias no comando da Casa de Leis no dia 10 de abril. Eleito por 10 a 9 pelos vereadores, numa configuração política atípica, o peemedebista chega à marca imprimindo transparência nos atos e economicidade na gestão.

“Temos o compromisso de enxugar o Legislativo e promover a transparência administrativa. São anseios da comunidade de São Caetano que estamos implantando com muito respeito e responsabilidade”, resumiu o parlamentar, que está em segundo mandato e desponta como uma das forças políticas da cidade. Dentre as ações implantadas por Pio está o apoio integral do Legislativo para a abertura da EMEI José Auricchio, que criou centenas de vagas na rede municipal de educação infantil; a implantação do Diário Oficial Eletrônico para tornar os atos do Executivo e do Legislativo mais transparentes; a redução da frota de veículos da Câmara Municipal; o corte de 19 cargos comissionados, gerando economia de R$ 2 milhões aos cofres públicos; e estudos para implantação do Código de Ética e Decoro.

Integrante de uma nova geração de políticos, Pio alia modernidade nos atos da gestão com diálogo permanente com os demais vereadores e a sociedade civil organizada. “Temos aberto o Legislativo para o permanente diálogo e a participação de toda a Casa em nossas decisões. Além de responsabilidade, temos também a marca democrática nesses primeiros 100 dias no comando da Casa”, ressaltou o chefe do poder Legislativo.

Relação com o Executivo – O presidente Pio Mielo (PMDB) lidera a articulação política da Câmara com a Prefeitura, junto ao prefeito José Auricchio Júnior (PSDB), e reafirma o compromisso de caminhar com e Executivo para debater os bons projetos enviados à Casa, assim, por exemplo, como já ocorreu no caso da abertura da EMEI José Auricchio (que funciona ao lado de posto de gasolina).

“Exercemos continuamente papel fiscalizatório do atual Governo Municipal, entretanto, sendo um dos braços fundamentais da gestão pública, onde a responsabilidade em votar favoravelmente projetos importantes para a nossa cidade está acima de qualquer vaidade pessoal ou de posicionamento político. Queremos, sempre, o melhor para São Caetano”, completa.

Indicadores – Nos 100 primeiros dias, os parlamentares de São Caetano apresentaram 1.700 propostas (1.194 indicações; 452 requerimentos; 48 projetos de lei – sendo 3 de autoria da Prefeitura; 3 moções; 2 projetos de resolução; e 1 projeto de decreto legislativo).