Camp São Bernardo faz 52 anos
Educação

Camp São Bernardo faz 52 anos

   Referência no amparo à jovens em vulnerabilidade social, o Camp São Bernardo celebra 52 anos. Fundado e administrado por rotarianos, o Camp atende cerca de 2,5 mil jovens por ano e já encaminhou mais de 45 mil jovens ao mercado de trabalho. A instituição fechou o mês de junho com 191 empresas parceiras e 1.067 adolescentes participantes do Programa Jovem Aprendiz.

   O presidente do Camp-São Bernardo, Fernando Guimarães, comenta que os contratos do Programa Jovem Aprendiz são de 6 a 11 meses, podendo ser prorrogado para 15 meses. “Estive na Armando Veículos nos últimos dias e, para minha surpresa, quatro funcionárias foram menores aprendizes pelo Camp e depois foram efetivadas. Este é um exemplo de como as empresas, vencendo o prazo de aprendizado, efetivam os jovens”, comenta Fernando.

   O presidente relembra a grande inovação que o CampSão Bernardo conquistou em sua gestão, que foi a parceria com a Câmara de São Bernardo, firmada em 2023. A iniciativa oferece oportunidades de aprendizado e desenvolvimento para 20 jovens que estão tendo a chance de adquirir sua primeira experiência no mercado de trabalho, no ambiente administrativo do Legislativo de São Bernardo.

   Fernando também comenta sobre a questão do Projeto de Lei 6461/2019, em discussão na Câmara dos Deputados, que abrirá oportunidades para o poder público contratar jovens aprendizes. “Nesse projeto, as prefeituras, autarquias poderão contratar os jovens. A legislação atual não impede, mas não define claramente as regras para a contratação. Hoje, no País, segundo a Federa-ção Brasileira de Associações Socioeducacionais de Adolescentes (Febraeda), são 600 mil menores aprendizes. Fernando comenta que se o projeto foi aprovado, o número de jovens aprendizes no País pode dobrar. “A ideia, com a lei, é dobrar o número e chegar a 1 milhão de jovens aprendizes”, afirma.

   Além dos cursos técnicos nas áreas de Administração, Varejo, Logística e Auxiliar de Produção, o Camp São Bernardo passou a oferecer, recentemente, por meio da parceria com a instituição Gerar, de Curitiba, cursos voltados ao Agronegócio, Saúde, Magarefe, Frentista, Asseio e Conservação, Alimentação e Desenvolvimento Full Stack. “Outra coisa que criamos é a Radio Camp, onde os jovens apresentam programas, fazem entrevistas”, comenta Fernando.

   O Camp ainda oferece o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), em parceria com a Prefeitura de São Bernardo, atendendo jovens de 8 a 14 anos no Núcleo Santa Cruz e Parque Los Angeles. “A maioria destes jovens saem dessa preparação para o aprendizado no Camp”, revela Fernando. Em seguida, os adolescentes de 15 a 17 anos participam do Programa de Interação ao Mundo do Trabalho (PIMT), que visa a formação e integração social, preparando-os para o mundo do trabalho.

   A instituição é mantida pelo Colé-gio Camp, que oferece turmas de Ensino Fundamental e Médio, e também pelo repasse das empresas que empregam os jovens aprendizes. Recentemente, a instituição recebeu R$ 1,4 milhão por meio de emenda parlamentar do deputado Luiz Fernando Teixeira (PT) para instalação de placas solares que, segundo o presidente, irão suprir toda a demanda de energia do Camp São Bernardo e ainda será possível comprar um gerador. “Hoje não temos gerador. Às vezes falta energia e não temos como trabalhar, pois não temos gerador”, afirma Fernando. O presidente afirma que até o fim do ano as placas solares já estarão instaladas.

52 anos de Camp

   A Câmara de São Bernardo, por iniciativa do vereador e presidente da Câmara, Danilo Lima, promoveu, na sexta (19), homenagem à instituição em comemoração aos 52 anos de fundação.

Foto: Arquivo 

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário