Campanha da Paz
Dom Pedro Opiniao

Campanha da Paz

No dia primeiro de agosto, Dra. Denise Ravin, Presidente do Fundo Social de Solidariedade que, como todos sabem, tem desenvolvido um trabalho muito competente em sua área, recebeu a visita da ilustre deputada federal Keiko Ota que, com seu marido, Sr. Masataca, compareceram ao Teatro Municipal de Santo André, com a missão de apresentar a campanha Santo André pela Paz.
Será em parceria com a Secretaria da Educação, representada pela Secretária Professora Cleide Bauab Eid Bochixio, além da Secretaria de Cultura, Lazer, Esporte e Turismo, representada pelo Secretário Edson Salvo Melo.
Ao evento compareceram cerca de 600 pessoas. Estiveram presentes o Prefeito Dr. Aidan Ravin, a Presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira-dama Dra. Denise Ravin; a vice Prefeita Dra. Dinah Zekcer; a secretária da Educação Profª Cleide Bochixio entre outras autoridades.
A iniciativa da Campanha da Paz foi criada pela deputada federal Keiko Ota, a fim de que não mais aconteçam barbaridades como o crime que vitimou o seu querido e único filho Ives, na época com oito anos em 29 de agosto de 1997.
Imaginem que a deputada Keiko, antes de ser eleita, fundou com seu marido, Sr. Masataka, o Instituto Movimento da Paz e Justiça Ives Ota, que realiza treinamentos de equilíbrio mental e a chamada terapia do perdão. São mesmo pessoas especiais, tanto que ela se tornou a primeira mulher nissei para o cargo parlamentar com 213.024 votos.
Neste mês, a Deputada pretende criar a Frente Parlamentar para as Famílias das Vítimas de Violência. “Se os criminosos têm direito à redução da pena e outras regalias, porque não há uma rede de atendimento e suporte às famílias que são vítimas da violência ? O Brasil precisa avançar nessa questão” ela afirma.
As crianças serão incentivadas a trocar armas de brinquedo – ou
Para quem não as possuir – por um cartão com a descrição de uma boa intenção, por um jogo ou objeto de material reciclável. Para fabricar os brinquedos, os profissionais da Sucatoteca – projeto do Parque Escola – irão às escolas ensinar os professores e pais na produção.
O Teatro Municipal de Santo André, tornou-se pequeno para os que lá compareceram para a Abertura da Campanha da Paz.
O que mais comoveu foram todas as crianças correspondendo às brincadeiras do Prefeito, mas que ao ouvirem o Hino Nacional e o de Santo André, cantaram uníssonos e não bateram palmas, pois é o certo, após o término.
Farão parte da campanha 51 Emeief e 35 creches, sete das quais conveniadas com a Prefeitura. A campanha será realizada durante três meses. A Secretária Cleide Bochixio afirmou que pais e alunos participarão das atividades, e o final será no Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia.
A Presidente do Fundo de Solidariedade e primeira-dama Denise Ravin afirmou que “podemos criar uma cultura de paz na cidade e por intermédio das crianças, conscientizaremos as famílias dos valores agregados a este projeto. É uma campanha com início e meio, mas que não terá fim, porque é para a vida toda e por um futuro melhor.”
Haverá exposição dos melhores trabalhos e troca de brinquedos violentos por outros feitos de material reciclável.
A criançada assistiu a uma peça de teatro e, ao fim do evento, montou a palavra P A Z no chão do Paço Municipal. Foi emocionante, afirmou Dinah Zekcer.