Campanha do Hospital Mário Covas de Sto. André
Opiniao

Campanha do Hospital Mário Covas de Sto. André

A partir da próxima semana, o Hospital Mário Covas de Santo André estará realizando, em parceria com o Laboratório Roche, atendimento objetivando diagnóstico imediato da presença da Hepatite C.
Poderão participar interessados maiores de 18 anos. O atendimento será no próprio Hospital, no horário das 8 às 16 horas, com realização gratuita de exame denominado quick-test .
O exame é simples, com uma rápida picada no dedo para coletar uma gota de sangue, assim como é realizado nos testes de diabetes.
Os que tiverem resultado negativo, serão dispensados e os positivos serão encaminhados para tratamento no próprio Hospital Mário Covas ou na unidade de referência mais próxima da residência do portador do vírus.
Explica o infectologista do Hospital de Especialidades Mário Covas e Professor da Faculdade de Medicina do ABC, Dr. Munir Akar Ayub que o resultado, sendo positivo, irão orientar os pacientes com indicação positiva para a doença, pois a confirmação só é realizada após exames de sangue mais detalhados.
Essa campanha do Hospital Mário Covas faz parte das iniciativas globais, organizadas em torno do “Dia mundial de luta contra hepatites virais” na data de 28 de julho. Não existe tratamento medicamentoso para a doença e os sintomas geralmente desaparecem entre seis e oito semanas. O que mais preocupa diz respeito aos vírus B e C.
A hepatite é um mal silencioso e são geradas pelos vírus A B e C.
O pior é que são sem sintomas. Os pacientes infectados não têm sintomas no início do contágio e quando procuram, geralmente, a doença já está na fase crônica.
No caso da hepatite A é estimado que mais de 90% da população da cidade de São Paulo já tenham tido contato com esse mal. O principal problema é que a hepatite é uma doença silenciosa e os pacientes quando procuram os médicos a doença já está na fase crônica.

Israel Zekcer, vereador de Santo André, médico pediatra e alergista, deputado estadual de São Paulo por três gestões, Secretário de Esportes e Turismo do Estado de São Paulo.