Campanha oficial terminou, mas Santo André aplica doses restantes contra a gripe
Saúde

Campanha oficial terminou, mas Santo André aplica doses restantes contra a gripe

Oficialmente a Campanha de Vacinação Contra a Gripe se encerrou no Estado, na terça (31), mas, os municípios que ainda dispõem de doses, caso de Santo André, devem manter a ação para o público-alvo. Neste caso, em especial, as crianças de seis meses a menos de cinco anos que não foram imunizadas em anos anteriores, mas precisam da segunda dose como reforço, após 30 dias de administração da primeira. A cidade atingiu 100,72% da cobertura, índice que representa 158.157 pessoas.

Outra atenção especial solicitada pelo (Centro de Vigilância Epidemiológica) da Secretaria de Estado da Saúde, em ofício enviado na quarta (1º), fica para as gestantes, uma vez que a cobertura ainda não foi atingida na maioria dos municípios paulistas. Em Santo André, até a última segunda (30), 4,9 mil doses foram aplicadas, que correspondem a 71,39% da cobertura do público estimado (6.864).

Os demais grupos prioritários são idosos acima de 60 anos, pessoas com doenças crônicas, trabalhadores da saúde e mulheres que tiveram filhos até 45 dias. A vacina trivalente, distribuída gratuitamente na rede pública municipal, combate os vírus influenza tipo A H1N1, tipo A H3N2, além do vírus B – da gripe comum. Com doses limitadas especialmente para os grupos determinados pelo Ministério da Saúde, as 33 unidades andreenses da rede de atenção básica funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h – o interessado deve levar a caderneta de vacinação, o cartão SUS e documento pessoal.