Carnaval com dia da mulher
Opiniao

Carnaval com dia da mulher

A cidade de Santo André realiza o carnaval com um tema sugestivo: “Carnaval 2011 – Santo André exaltando todas as mulheres”. O dia delas cai, justamente, na terça-feira de carnaval. No dia seguinte é o momento da quarta-feira de cinzas, uma coincidência do calendário crsitão, já que, as cinzas que os católicos recebem, nas igrejas, é um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória e efêmera fragilidade da vida humana, ou seja, uma data para levantar a bandeira do feminismo que se impõe na sociedade, ano a ano, na qual é uma fase histórica de transição, pois há muitos anos, quando o machismo imperava, as mulheres não tinham vez, e, num futuro breve, essa igualdade terá tomado seu lugar na sociedade, por direito, de modo, que, atualmente, vivemos um momento de reflexão, portanto.
O mês de março está recheado de datas comemorativas. O desfile de carnaval inica-se hoje, no Espaço Pirelli, a partir das 19h, somente para o grupo B, aspirantes e grupo de acesso. No domingo todas as escolas de Santo André do grupo A mostrarão seu samba, no mesmo Espaço, onde será o dia mais lotado.
E sabe aquela máscara que você tem guardada mas um dia pensou em jogar fora, pois achava que nunca mais haveria baile de carnaval de salão? Pois é, ainda bem que você não descartou, saque-a da gaveta atrás das meias, dê uma boa limpada e vá se divertir no segundo baile de máscaras em Paranapiacaba, no Clube Lyra Serrano. O evento será segunda-feira, dia sete, às 18h30, e todas aquelas marchinhas tradicionais farão o melhor dos ‘engessados’ sambar ao som da Banda Lira e Turma do Funil. E Santo Aandré também pensou nas crianças, e, no mesmo local, haverá matinê para menor de 12 anos, das 14h às 17h, dia sete.
E a festa continua na terça-feira, dia oito ainda em Paranapiacaba. O Bloco das Bruacas solta a franga á uma hora da tarde, em que homens travestem-se de mulheres, de maneira que, pelo menos terão uma desculpa para homanageá-las – nunca estive presente num evento assim, mas imagino que fique lotado de gente, visto que o Baile das Mocreias em Ribeirão Pires foi tradiconalíssimo durante quarenta anos, mas não vamos falar de violência, pois esse ano foi decretado seu fim, por causa de brigas – o que é vergonhoso.
Além das festas de carnaval, ainda existem as comemorações do dia das mulheres durante todo mês: campanhas de prevenção do câncer, exposições, debates, palestras, distribuição de panfletos para concsientizações, oficinas, e muito mais. No dia 12 de março haverá a parada da mulher (caminhada), com show instrumental – concentração em frente ao cine Tangará. No Ipiranguinha, dia 13, haverá arpesentação das rodas de danças circulares e show com Maria Alcina. Exibição do filme “ O sol do meio dia”, de Eliane Caffé, diretora andreense, no auditório do teatro municipal, dia 13. Também tem o canja mix: uma apresentação de grupos femininos, como Flor de Lis, Sempre Frágil e Ana Treá, no saguão do teatro municipal, dia 16. Dia 27 terá apresentação da orquestra sinfônica de Santo André com a solisata Sonia Rubinsky, no teato municipal, – além de inúmeras outras imperdíveis atrações. Agenda completa no site: www2.santo-andre.sp.gov.br

Para conseguir a amizade de uma pessoa digna é preciso desenvolvermos em nós mesmos as qualidades que naquela admiramos.– Sócrates

Guilherme Lazzarini é publicitário e fotógrafo. E-mail : guilherme.lazzarini@yahoo.com.br