Casa das Rosas tem exposição com obras de poetas latino-americanos
Cultura & Lazer

Casa das Rosas tem exposição com obras de poetas latino-americanos

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, que integra a Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, equipamento da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, realiza a Mostra Poesia Expandida 2022 até o dia 31 de janeiro de 2023 em museu da cidade de Itapira – SP.

A exposição, que conta com obras de 27 poetas de diversos estados do Brasil e de países como Argentina e Colômbia, é realizada pela Casa das Rosas em parceria com o museu Casa de Menotti Del Picchia — local onde está instalada a mostra. E pode ser visitada gratuitamente, de terça a sexta, das 9h às 11h20 e das 14h às 17h20, e aos domingos, das 9h às 12h.

A Mostra Poesia Expandida é resultado da quarta edição do curso experimental Poesia Expandida, do Centro de Referência Haroldo de Campos do museu Casa das Rosas. A formação tem a proposta de oferecer base teórica e elementos práticos para estimular os poetas a explorarem novas possibilidades de criação em diferentes meios e suportes, trabalhando a poesia de diferentes formas e experimentando recursos verbais, visuais e sonoros.

No conjunto dos trabalhos que estão sendo expostos, há poemas em versos, poemas visuais, poemas-objeto e poemas animados nos quais palavra, imagem, voz e ruído interagem. O público poderá encontrar na Mostra um campo vasto de experimentação poética que expande as possibilidades sensoriais, de compreensão da realidade e de projeção de novas realidades.

Participam da exposição poetas de diferentes partes do Brasil e da América Latina, entre eles, Lia Krucken, artista, professora e curadora, natural de Salvador, Bahia. Investiga movências e deslocamentos com foco nas poéticas da afrodiáspora; María Castillo, nascida em Elena, Córdoba, Argentina. Pós-graduada na “Especialização em Processos e Práticas de Produção Artística Contemporânea”, na Faculdade de Letras da Universidade Nacional de Córdoba – UNC; e Tulio Restrepo, Medellín, Colômbia. Artista, professor e designer gráfico. Especialista em Estudos Urbanos (EAFIT) e Mestre em Artes Visuais e Plásticas (UNAL).