Casa Ronald McDonald ABC faz 15 anos e pede hospital
Social (Gente & Fatos)

Casa Ronald McDonald ABC faz 15 anos e pede hospital

 A Casa Ronald McDonald ABC completa 15 anos neste mês, com comemorações para celebrar a data, arrecadar fundos e tornar pública a necessidade de um hospital de referência no tratamento de câncer na região. Desde a fundação, a instituição já recebeu cerca de 963 crianças que realizam o tratamento nos hospitais da Grande São Paulo. A casa, que no ABC foi fundada por meio da associação Rotary, oferece apoio integral às crianças e adolescentes acometidos por câncer, além de acolher também os familiares. Neste ano, a celebração aconteceu, na quinta (9), com uma Festa Árabe. No mesmo dia, também foi lançada a campanha Mc Dia Feliz 2022.

   Segundo Nelson Tadeu Pasotti Pereira, presidente do Conselho Diretor da Casa Ronald ABC, a atuação da Casa não se limita apenas ao ABC. Também acolhe crianças e adolescentes com câncer vindos de diversas regiões do Brasil. “A importância da Casa, por estar próximo à Faculdade de Medicina do ABC, faz com que futuros médicos tomem conhecimento do diagnóstico precoce e, onde forem trabalhar, poderão diagnosticar a doença mais rapidamente, fazendo com que o índice de cura seja o maior possível”, explica.

   O presidente da Casa faz um apelo para que seja construído na região um hospital para tratamento de câncer em crianças e adolescentes. “A região, pelo seu tamanho e importância, deveria ser melhor olhada pelos políticos para que isso se realize e venhamos a ter esse hospital de referência exclusivo para tratamento com câncer para crianças e adolescentes”, enfatiza.

   Sobre a festa, o objeto foi arrecadar fundos, mas também comemorar a melhoria nos índices de cura do câncer. “Ao longo dos anos, os índices de cura nos principais centros como a região sul e sudeste chegam a 75%. Temos muito a melhorar se o diagnóstico precoce fosse mais difundido e se mais profissionais da área da saúde soubessem diagnosticar corretamente a doença. Quanto mais cedo, maior a chance de cura”, afirma Nelson Tadeu.

   Há diversas formas de ajudar a causa e a Casa Ronald McDonald, entre elas: realizar doações de roupas, brinquedos e utensílios para venda no bazar; destinar a Nota Fiscal Paulista para a instituição; visitar a Casa para dar uma palavra de conforto aos hospedados, bem como fazer uma leitura, contar histórias, entre outros, além de se tornar voluntário. “Visitando a Casa, você vai se apaixonar pela Causa e se tornar um voluntário, que além de fazer bem para o próximo, fará bem para você também como pessoa, contribuindo para um mundo melhor. Também lutamos muito pela construção do hospital de referência na região e verbas parlamentares destinadas a esses projetos, e para que mais profissionais saibam fazer o diagnóstico correto”, reforça o presidente.