CEU Diadema deverá ser entregue em dezembro
Educação

CEU Diadema deverá ser entregue em dezembro

Diadema terá um dos maiores Centros Educacionais Unificados (CEUs) de São Paulo. Construído em uma área de 25 mil m², o equipamento está sendo construído no Jardim Promissão e terá prédios para ensino fundamental, infantil, creche, complexo esportivo com quadras poliesportivas, salas de ginástica, piscinas cobertas para aulas de natação, hidroginástica, balé e um complexo cultural com salas de música, biblioteca, além de teatro e cineteatro.

Nesta quinta (13), a imprensa pode vistoriar a obra junto com as secretárias municipais de Educação, Ana Lucia Sanches, e de Esporte e Lazer, Luciana Avelino.

O CEU Diadema terá capacidade para acolher mais de 1,8 mil alunos em educação integral, sendo alunos de educação infantil, de ensino fundamental e EJA.

O projeto do equipamento foi desenvolvido pelo renomado arquiteto Fernando Viegas.

Segundo a secretária de Educação, Ana Lucia Sanches, a decisão de construir um CEU em Diadema está baseada na integração do ensino integral, com o espore a cultura.

“Nós temos uma política reconhecida de educação integral que preconiza a elaboração de outras dimensões no campo das espacialidades. Fizemos um debate para fazer algo de boa qualidade e nos baseamos no CEU, que já é consolidado. Um único ambiente que integrará ensino integral, esporte e cultura”, ressaltou Ana.

“É um equipamento que incorpora toda a comunidade. Vamos ter piscina, que é uma reinvindicação muito forte na nossa comunidade diademense. Também queremos fazer atendimento de pessoas com deficiência. Aqui vamos trabalhar desde a base até o alto nível em todas as modalidades, vamos atender todas as faixas etárias, de crianças aos cidadãos com idade avançada e mobilidade reduzida”, afirmou a secretária de Esporte e Lazer Luciana Avelino.

O investimento é de R$ 140 milhões, com previsão de entrega no fim deste ano.

Novo CEU – Além desta unidade, Diadema planeja construir um segundo CEU na cidade, que será erguido onde hoje funciona a Escola Profª Fabíola de Lima Goyano, no bairro Inamar.

História do CEU – O projeto dos Centros Educacionais Unificados começou a ser estruturado pela então Prefeitura de São Paulo, Marta Suplicy, em 2001. Inicialmente, foram construídos 21 CEUs. Em seguida, na gestão de Gilberto Kassab, de 2007 a 2012, foram entregues 24 novos CEUs. Fernando Haddad, em 2015 entregou o CEU Heliópolis.

Foto: Divulgação  – PMD

Por Nicole Floret – 13/06/24