Cidades do ABC se destacam na capacidade de pagamento (Capag)
Cidades

Cidades do ABC se destacam na capacidade de pagamento (Capag)

   Os Estados e municípios são classificados pelo Tesouro Nacional em relação à Capacidade de Pagamento (CAPAG), onde são avaliados conforme sua situação fiscal, relação entre receitas e despesa correntes e grau de solvência.

   O intuito da análise é apresentar de forma transparente se um novo endividamento representa risco de crédito para o Tesouro Nacional.

   As cidades são avaliadas em três indicadores: Endividamento, Poupança Corrente e Liquidez Relativa. A análise da Poupança Recorrente é feita com os dados do último exercício financeiro encerrado. Após análise dos indicadores, são atribuídos às cidades ratings de A a D. Sendo requisito para recebimento de garantia da União a cidade que tenha capacidade de pagamento calculada e classificada como A, A+, B ou B+.

   Dos municípios do ABC, São Caetano é o destaque da região, com nota CAPAG A. O município possui nota A nos indicadores de Endividamento (27,21%), que analisa a receita corrente líquida sobre a dívida consolidada, e Liquidez Relativa (7,59%), que avalia, entre outros fatores, recursos vinculados à Saúde, Educação, Assistência Social e a Receita Corrente Líquida (RCL).

   No indicador Poupança Corrente, que analisa Despesa Corrente/Receita Corrente Ajustada, a cidade possui nota B (94,98%).

   A Nota CAPAG não vincula a posição do Tesouro Nacional. O cálculo definitivo da CAPAG é efetuado por ocasião da verificação do cumprimento dos limites e condições para contratação de operações de crédito com garantia da União.

   Rio Grande da Serra também teve bom desempenho, com nota CAPAG A+. A cidade conquistou notas A nos indicadores de Endividamento (31,60%) e Liquidez Relativa (6,53%) e nota B no indicador Poupança Recorrente (87,41%).

   São Bernardo obteve nota B em todos os indicadores e nota CAPAG B. Sendo Endividamento (67,20%), Poupança Corrente (90,48%) e Liquidez Relativa (1,27%). Mauá tem nota B+ e nota B em todos os indicadores, Endividamento (89,34%), Poupança Corrente (92,74%) e Liquidez Relativa (0,17%). Santo André tem nota CAPAG C. O município tem nota A apenas no indicador Endividamento (52,66%).

Diadema também possui nota C. A cidade tem bom índice, classificado com nota B, no indicador Endividamento (71,14%). O município de Ribeirão Pires também possui nota CAPAG C. Porém, a cidade tem nota A no quesito Endividamento (24,25%) e B no indicador Poupança Corrente (93,36%).

Foto: Arquivo